Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura de Venceslau é alvo de falso conselheiro do TCE

Homem é acusado de extorquir cerca de 30 prefeituras do Interior

ROGÉRIO MATIVE

Em 03/02/2016 às 13:21

Com currículo qualificado na prática do crime, foi preso R.H.F., 41 anos, acusado de extorquir prefeitos passando-se por funcionário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Na região, a Prefeitura de Presidente Venceslau foi alvo do bandido.

De acordo com a Polícia Civil, ele foi responsável por extorsões em, pelo menos, 30 prefeituras do interior paulista. A tentativa de golpe na Prefeitura de Venceslau foi o que motivou a ação policial. O acusado foi preso na Rodovia Castelo Branco (SP-280), próximo ao município de Pardinho.

Membro de associação criminosa, ele se identificava como conselheiro corregedor do TCE-SP e solicitava aos prefeitos contribuições para edição de revista do órgão. Quem negava patrocínio era ameaçado. O primeiro contato era realizado por supostos assessores, que durante as negociações simulavam ligações ao conselheiro. O grupo é composto por outros quatro homens e uma mulher, que permanecem foragidos.

Segundo o TCE-SP, a quadrilha atua desde 2002. "Em tempo algum, o TCE-SP autorizou qualquer pessoa a solicitar patrocínio, isso porque a Revista do TCE é distribuída gratuitamente desde o ano de 1957 e sempre teve as despesas decorrentes suportadas pelo orçamento da Corte", disse, em nota.

A polícia diz que R. já foi preso em 2015, em São Joaquim da Barra-SP, quando tentou extorquir um comerciante. Ele responderá pelos crimes de extorsão, tráfico de influência, associação criminosa e falsa identidade. A pena pode chegar a 27 anos de prisão.

Preso em flagrante, R. foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Caiuá.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.