Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após 5 anos, PL sobre Aglomeração Urbana será votado

Da Redação

Em 04/03/2016 às 14:55

Após ser protocolado em 2011, o projeto de lei que cria a Aglomeração Urbana da Região de Presidente Prudente está pronto para ser votado pelo plenário da na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

De iniciativa do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), a proposta tem como objetivo criar um conselho com canal direto entre os municípios e o governo, dando maior representatividade às cidades para fomentar o desenvolvimento regional.

“É uma região que define sua identidade e se coloca no caminho do desenvolvimento econômico, social e cultural, vivendo intenso processo de modernização e avanço tecnológico que, sem dúvida, poderão ser alavancados com a criação da Aglomeração Urbana na região”, justifica o projeto tucano.

O uso da nomenclatura é relativamente recente, empregado pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1988, definindo regiões com mais de 100 mil habitantes como aglomerações urbanas.

A aglomeração teria como sede a cidade de Presidente Prudente, abrangendo a área territorial dos municípios de Presidente Prudente, Álvares Machado, Alfredo Marcondes, Santo Expedito, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Ribeirão dos Índios, Emilianópolis, Regente Feijó, Caiabu, Indiana, Martinópolis, Rancharia, Anhumas, Tarabai, Pirapozinho, Taciba, Narandiba, Sandovalina e Estrela do Norte.

Nesta semana, a proposta foi aprovada na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Assim, recebeu parecer favorável por todas as comissões e está pronto para entrar na ordem do dia. "O que significa que poderá ser votado no plenário da Casa após acordo no Colégio de Líderes", explica Bragato.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.