ROGÉRIO MATIVE
Em 09/03/2016 às 14:36
Agripino de Oliveira Lima Filho pode disputar novamente a cadeira do Executivo
(Foto: Arquivo/Portal)
Vereador, deputado estadual e federal e por três vezes eleito prefeito de Presidente Prudente. E com praticamente 85 anos, Agripino de Oliveira Lima Filho pode disputar novamente a cadeira do Executivo nas eleições municipais deste ano. Para isso, basta "ele querer", segundo o presidente do diretório municipal do PMDB, Carlos Dias.
Diferentemente da postura adotada quando a sigla "namorava" com o vereador Valmir da Silva Pinto (ex-PTB e recém-filiado ao PR visando disputar vaga no Executivo), Dias coloca o ex-prefeito Agripino Lima como o nome "mais forte" para a briga eleitoral. "É um nome que quase todo mundo gosta. Para nós do PMDB é o nome mais forte", comenta, em entrevista ao Portal.
Se para o partido já é certo a dúvida é sobre a aceitação do ex-prefeito. "Eu acho que dessa vez o PMDB lança de novo ele como candidato. Oficialmente ainda não [foi feito convite a Agripino]. Ele não tem problema jurídico como na outra eleição. Mas é o Agripino que tem que querer", ressalva.
Em 2007, Agripino Lima foi afastado do cargo de prefeito após sofrer processo por improbidade administrativa devido à dispensa de licitação na compra de equipamentos do planetário instalado na Cidade da Criança. Apesar de ser considerado inelegível na época, ele conseguiu disputar o pleito de 2012 através de recursos, porém, os 28.933 votos conquistados foram considerados nulos.
A principal punição imposta pela Justiça terminou em 2015. No ano anterior, Agripino Lima conseguiu reverter no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) - e ratificar a decisão no Tribunal Superior Eleitoral - da perda dos direitos políticos devido o uso irregular de veículos de comunicação pertencentes à família durante as eleições municipais. Pela sentença em primeira instância, ele estaria inelegível até 2020.
A reportagem não conseguiu contato com Agripino Lima. Sua assessoria pessoal também não retornou aos pedidos realizados até o fechamento desta matéria.
Perfil
Nascido em agosto de 1931, na cidade de Lençóis Paulista, Agripino Lima é fundador da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), responsável em manter a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Ele também é responsável pela construção de uma das maiores unidades de saúde públicas do Estado, o atual Hospital Regional (HR).
Como político, Lima foi prefeito em Prudente por três mandatos: de 1993 a 1996, de 2001 a 2004 e depois de 2005 a 2007, quando foi afastado do cargo após sofrer processo por improbidade administrativa.
Antes, foi vereador por duas legislaturas (1972/1976 e 1977/1982). Exerceu o mandato de deputado federal de 1986 a 1990; e deputado estadual de 1998 a 2000; foi ainda vice-prefeito de 1988 a 1992, durante a gestão de Paulo Constantino.
Atualizada dia 10/03, às 11h14, para correção
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.