Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Valmir troca PTB por PR visando disputa pelo Executivo

Vereador diz que indefinição motivou saída em busca de projeto "longo"

ROGÉRIO MATIVE

Em 19/03/2016 às 12:34

No PR, Valmir da Silva Pinto chega com status de pré-candidato à Prefeitura de Prudente

(Foto: Arquivo/Maycon Morano/AI Câmara)

Advogado por décadas de uma das maiores empresas de transporte do país, Valmir da Silva Pinto decidiu mudar de ares em 2012, quando foi eleito vereador pelo PTB com 1.455 votos em sua segunda tentativa por uma das cadeiras da Câmara Municipal de Presidente Prudente. Agora, ele quer mais: migrou para o PR visando disputar as eleições majoritárias deste ano.

A oficialização da mudança foi realizada nesta semana. No PR, Valmir da Silva Pinto chega com status de pré-candidato à Prefeitura de Prudente. "O convite que recebi do PR foi para que pudesse compor e ter a possibilidade de ser candidato a prefeito. Fizeram uma análise do perfil e, na sequência, o convite para pré-candidato", comenta, em entrevista ao Portal.

Segundo ele, a saída foi motivada pela indefinição do PTB em relação ao pleito deste ano. "Devido à indefinição do PTB de ter ou não candidato ou de possuir um projeto político para o futuro. Entendi que o PR era um partido que poderia confiar", pontua.

De acordo com o vereador - que já foi presidente do Legislativo no primeiro biênio -, vários convites foram recebidos, porém, o PR foi o único a apresentar projeto "longo". Ou seja, Valmir da Silva Pinto deixa pistas de também sonhar com as disputas de 2018. "Tive convites de outros partidos [PMDB, conforme noticiado], mas no atual contexto que o país vive me senti mais confortável no PR, onde não se pensa exclusivamente em 2016. Foi o primeiro partido a conversar comigo sobre projeto em médio prazo. Quero participar de um processo político um pouco mais amplo", expõe.

"Dentro do PTB, nem proposta tive. Nos outros, era para campanha. Hoje, não dá mais para pensar apenas em cada eleição. Vou trilhar um caminho sabendo onde o partido quer e sabe como chegar. É bom estar onde as pessoas queiram você presente", fala.

Para o parlamentar, os partidos sofrem com a falta de nomes "adequados" para a corrida eleitoral em Prudente. "A indefinição de alguns partidos existe por falta de nomes adequados para a disputa. Há uma dificuldade para nomes com capacidade, honestidade e tino político e administrativo. Acredito que muitos nomes estão em processo de negociação. Aparecem por uma valorização visando apoio atual e futuro. Isso é natural", opina.

Ultimamente, Valmir da Silva Pinto é visto dialogando com várias lideranças políticas. Antes mesmo de assinar com o PR, ele teve reuniões com nomes considerados candidatos naturais ao Executivo. "A respeito de política, já conversei com o prefeito [Milton Carlos de Mello], PMDB, PV, Fábio Sato [possível candidato pelo PPS], Ed Thomas [possível nome ao pleito pelo PSB], em grupos, além de conversar constantemente com a Maria Auxiliadora e Paulo Constantino [candidata ao Executivo em 2004 e ex-prefeito por duas vezes, respectivamente]", confirma.

Mas, os diálogos podem não trilhar uma possível composição de partidos para as eleições municipais. "É a grande arte de um político, pensando na união de forças. Conversar é fundamental. Não tenho inimigos políticos. Fechar composição é outra história", finaliza.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.