Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em Prudente, merenda terá que ser livre de gordura trans

Projeto de lei recebe primeira aprovação da Câmara Municipal

ROGÉRIO MATIVE

Em 22/03/2016 às 17:40

Medida visa proibir a utilização de produtos alimentícios industrializados contendo gordura trans na merenda

(Foto: Arquivo)

Em breve, a merenda distribuída nas escolas municipais deverá ser livre de gordura trans. É o que determina projeto de lei aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Proposta apresentada por Alba Lucena (PTB), a medida visa proibir a utilização de produtos alimentícios industrializados contendo gordura trans na merenda. Para seguir a determinação, a Prefeitura terá que fazer algo simples: verificar as informações constantes nos rótulos.

"O projeto objetiva promover a saúde das crianças através de uma alimentação saudável. Dentro desse enfoque estamos propondo que alguns produtos sejam eliminados do cardápio da merenda disponibilizada pelo município, como é o caso dos industrializados em cuja preparação seja utilizado o ácido graxo transverso, ou gordura trans, como é mais conhecida", justifica a vereadora.

O projeto ainda determina que sejam realizadas ações para orientar os estudantes quanto aos efeitos prejudiciais do consumo de produtos elaborados com gordura trans. "Considerando os estudos científicos mais recentes, justifica-se a presente proposição, face ao comprovado efeito nocivo do consumo da gordura trans à saúde humana", pontua.

"Para garantir a eficácia dessa medida, é importante desenvolver ações envolvendo toda a comunidade escolar, compreendidos alunos e suas famílias, professores e funcionários da escola. Por ter a missão de educar e de contribuir para o desenvolvimento tanto físico, quanto de valores e de hábitos de cidadãos em formação, a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde", defende.

A proposta será debatida novamente na próxima segunda-feira (28).
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.