Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Amigas do Peito discutem prevenção e tratamento do câncer de mama

Da Redação

Em 04/04/2016 às 12:45

No primeiro encontro do ano entre as pacientes e voluntárias, grupo tirou dúvidas com o mastologista Rafael Sá

(Foto: Cedida/Magda Morata)

O Grupo Amigas do Peito de Presidente Prudente realizou, no último sábado (2), o primeiro encontro mensal do ano entre as pacientes e voluntárias atendidas pelo projeto. “O tratamento do câncer de mama” foi o tema trabalhado pelo médico mastologista Rafael Sá. As participantes ainda tiraram dúvidas sobre a prevenção e tratamento da doença.

O câncer de mama é cada vez mais frequente devido as mudanças relacionadas ao modo de vida do ser humano. De acordo com o mastologista, os fatores de risco podem ser tanto pessoais quanto genéricos. “Os pessoais estão relacionados ao início precoce da menstruação, uso prolongado de pílulas, história reprodutiva, menopausa tardia, hormonoterapia e obesidade pré-menopausa, já os fatores de risco genéricos estão relacionados à heranças genéticas”, explicou Sá.

O mastologista apresentou ações de prevenção primária, como a prática de atividade física regular, alimentação equilibrada e menor consumo de gorduras de origem animal; e prevenção secundária, como o exame da mamografia, que reduz aproximadamente 30% da taxa de mortalidade.

“O diagnóstico tardio poderá acarretar no medo da mutilação, no desconhecimento das chances, na falta de acesso a instituições de tratamento e também na falta de atenção dos médicos as mamas”, alertou.

Sá falou ainda sobre as etapas do tratamento do câncer de mama, que podem envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e terapias alvo, e tirou as dúvidas das presentes sobre cada uma delas.

Serviço

O próximo encontro entre as pacientes e voluntárias será no dia 30 de abril. A nova sede do grupo está localizada na Rua Dr. Gurgel, 1202, em Presidente Prudente. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.