Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Renegociações e inadimplência vão aumentar, diz BC

Agência Brasil

Em 07/04/2016 às 15:01

A inadimplência e as renegociações de dívidas devem aumentar, no atual cenário de crise econômica, de acordo com previsão do diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Anthero Meirelles.

“A gente espera evidentemente que a inadimplência continue crescendo, não estamos esperando nada explosivo, nenhuma ruptura. Mas está crescendo em todos os bancos”, disse o diretor, ao apresentar o Relatório de Estabilidade Financeira.

Meirelles afirmou que os bancos já se anteciparam ao cenário adverso, com aumento de provisões para possíveis perdas com operações de crédito. O diretor acrescentou que preciso acompanhar o aumento da inadimplência “com uma lupa”, mas o sistema financeiro é “um fundamento importante da economia brasileira. “É uma parte forte, é um elo forte da corrente.”

Renegociações

Os dados do BC mostram que ao final do ano passado 7,6% do saldo da carteira de crédito dos bancos era de empréstimos renegociados. Esse percentual era menor no fim do primeiro semestre de 2015: 6,7%.

O banco também observou o aumento de reestruturações de operações, que são feitas em situações mais severas, pois o tomador enfrenta dificuldades financeiras evidentes e, em geral, já possui operações em atraso.

Para resolver esse problema, explica o BC, o banco admite concessões relativamente às condições de pagamento, que não aceitaria em condições normais de mercado, pois o objetivo passa a ser a recuperação do principal (valor emprestado). Nesse caso, saldo das operações reestruturadas evoluiu de 1,6% da carteira em junho para 1,9% em dezembro de 2015.

Segundo o diretor, do total das operações reestruturas, 30% geram perdas ao banco no futuro. Mas se esses empréstimos não tivessem sido reestruturados, a estimativa do BC é que haveria um aumento de 0,7 pontos percentuais na inadimplência de empresas e pessoas físicas, que fechou 2015 em 3,4%.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.