Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cresce procura de adultos por diploma da educação básica na rede estadual

Da Redação

Em 14/04/2016 às 19:07

Para dar conta do tempo longe dos bancos escolares, a média de conclusão do curso é entre seis meses e um ano

(Foto: Arquivo/AI)

O número de jovens e adultos formados pela rede estadual paulista dobrou. É o que aponta levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação nos últimos dois anos em 31 unidades dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Foram formados 10.601 alunos em 2015, contra 4.039 em 2013. A maioria dos estudantes (67%) têm entre 18 e 29 anos de idade.

Ainda de acordo com a pesquisa, 36% dos estudantes estão desempregados ou são prestadores de serviço (sem registro formal em carteira). Também chama a atenção o tempo que esses adultos estavam afastados na escola: 49% ficaram de oito a 11 anos distantes dos estudos. Por outro lado, os motivos para o retorno variam entre a conquista do diploma do ensino básico e crescimento no trabalho.

No modelo oferecido pelos Centros, a carga horária é flexível. Todos os matriculados recebem após a inscrição um roteiro de estudos. Em casa ou no trabalho, eles completam as lições e vão às escolas sempre que houver dúvida e para realizar as provas. Outra vantagem é que a matrícula pode ser feita em qualquer período do ano e a duração do curso depende da disponibilidade de cada aluno.

Para dar conta do tempo longe dos bancos escolares, a média de conclusão do curso é entre seis meses e um ano. A frequência também tende a ser alta: mais de 80% procura o CEEJA, ao menos, uma vez por semana. Além disso, segundo a pesquisa, os alunos dedicam uma a duas horas de estudo diário e utilizam a internet para ampliar o aprendizado.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.