Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Espetáculo transforma lendas populares em contos infantis

Da Redação

Em 13/05/2016 às 10:00

Personagens registram antigas narrativas da memória popular e produzem uma grande literatura infantil

(Foto: Cedida/AI)

No espetáculo infantil "Maravilhas de Grimm", os personagens registram antigas narrativas da memória popular e produzem uma grande literatura infantil, com músicas, fantoches e a participação do público. A peça será apresentada pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente no domingo (15), às 15h.

No mesmo dia, também será promovida uma oficina gratuita de origami, inspirada nos personagem da peça, a partir das 16h. As atividades são gratuitas.

Espetáculo

No palco do Sesc Thermas, a dupla paulistana Gigi Anhelli e Doctor Xyss conta e canta as antigas narrativas dos Irmãos Grimm, que já encantaram crianças do mundo todo com sua literatura.

Os irmãos Grimm ficaram famosos por registrar várias histórias infantis. Recolhendo antigas narrativas e lendas, diretamente da memória popular, produziram uma grande literatura infantil. Neste espetáculo, serão exploradas três destas histórias:

Os músicos de Bremen

Quatro animais, durante toda a vida, servem a seus donos com amor e dedicação. Mas quando ficam velhos e cansados, os donos não têm piedade e planejam lhes dar um fim cruel. Assustados e desiludidos, eles fogem de casa e acabam se conhecendo na estrada que leva até a cidade de Bremen. A partir do encontro, começam uma nova vida cheia de peripécias.

O Flautista de Hamelin

Uma história que aconteceu há muitos e muitos anos na cidade alemã de Hamelin. Certo dia, a rica comunidade alemã amanheceu infestada de ratos. Os habitantes ficaram em pânico, pois os ratos devoravam tudo que encontravam pelo caminho, desde a comida nas despensas, nos celeiros e as plantações. Ninguém sabia o que fazer, até que apareceu um rapaz misterioso com sua flauta.

Rumpelstiltskin

Um moleiro, orgulhoso da filha, inventa histórias sobre os poderes dela. Conversando com o rei, diz que a filha é capaz de transformar palha em ouro. O rei ordena que a moça faça uma demonstração e ameaça matá-la caso ela não cumpra a ordem. Quando está presa no quarto, a moça recebe a visita de um gnomo que promete ajudá-la em troca de presentes.

Oficina de Origami

No minicurso promovido na tarde do domingo, as crianças aprendem a fazer dobraduras inspiradas nos personagens da história encenada no espetáculo.

O origami é uma arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de seres ou objetos através de dobras geométricas em uma peça de papel, sem utilizar tesoura e cola. Utilizando um pequeno número de dobras variadas, é possível fazer desde imagens simples até figuras complexas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.