Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente pode ganhar área de retenção para motos em semáforo

Projeto busca diminuir riscos de acidentes em semáforos da cidade

ROGÉRIO MATIVE

Em 14/05/2016 às 18:28

Medida já foi implantada em cidades como São Paulo (foto), Santos e São Bernardo do Campo

(Foto: Arquivo/CET/SP)

A concorrência perigosa entre carros e motocicletas à espera do sinal verde pode chegar ao fim em Presidente Prudente. Foi protocolado na Câmara Municipal projeto de lei que dispõe sobre a implantação de faixas de retenção e recuo exclusivas para motocicletas nos semáforos de vias arteriais e coletoras.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), o município tem 36,2 mil motos licenciadas em circulação. A medida implantada em cidades como São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo é proposta pelo vereador Ivan Itamar (PT), que acredita reduzir os riscos de acidentes na abertura do semáforo.

"Tendo em vista o aumento explosivo da frota de motociclistas, é necessário que novas políticas sejam adotadas visando não só a melhoria no trânsito do município, mas também a segurança de seus usuários, disciplinando e reduzindo o número de acidentes envolvendo motociclistas", justifica.

Além de diminuir o conflito com automóveis e possíveis colisões, a faixa de retenção busca aumentar o respeito das motos à faixa de travessia e dar maior visibilidade no momento da passagem de pedestres.

"Esta ação evitará que os motociclistas permaneçam entre os veículos, bem como reduzir quase a zero os riscos de acidentes quando da arrancada na abertura do semáforo. Outro ponto não menos importante é a segurança dos motoristas que ficam à mercê de assaltantes, que também se utilizam de motocicletas pela facilidade de deixarem o local do crime", finaliza.

A proposta deve ser debatida, em primeira discussão, na sessão ordinária de segunda-feira (16).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.