Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Professor defende proposta para eliminar mosquito Aedes Aegypti

Da Redação

Em 18/05/2016 às 16:01

Agrônomo recomenda extermínio do mosquito com inseticida aprovado pelo Ministério da Saúde

(Foto: Gabriela Oliveira/AI)

Professor de Agronomia em faculdade de Presidente Prudente, Luiz Yamamoto promete ter uma estratégia para acabar com o mosquito Aedes Aegypti. Entomologista, ele tem 30 anos de experiência no controle de insetos.

O plano dele é a execução de um método integrado, no qual cada cidadão, além de manter a higiene de locais, evitando criadouros, possa eliminar o inseto da sua casa com uso de um inseticida piretroide aprovado pelo Ministério da Saúde, órgão federal que inclusive o convidou para apresentar a técnica. O docente também já foi procurado por países da América Latina.

De acordo com o agrônomo, o Aedes está no Brasil há mais de 250 anos e vai continuar por muito tempo caso não seja repensada a maneira atual de erradicação vista nas grandes campanhas de várias esferas da sociedade. "Precisamos fazer limpeza, mas é impossível acabar com os criadouros! O método que proponho é o mais tradicional possível: assim como o agricultor acaba com as pragas da lavoura com um defensivo apropriado, recomendo que mate-se o mosquito adulto".

O entomologista afirma que isto é altamente possível, afinal "é muito mais fácil acabar com o Aedes na cidade do que acabar com qualquer inseto no campo, onde o ambiente é muito maior e as condições de trabalho são muito mais difíceis", pontua.

Todas as ideias do professor para combater o mosquito que causa dengue, zika e chikungunya estão compiladas em seu livro: "Controle do Aedes aegypti - Vamos erradicar!".

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.