Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura libera construção de 10,5 km de ciclovia

Avenida Juscelino Kubitschek terá 2,2 quilômetros recapeados

Da Redação

Em 23/05/2016 às 20:17

Trecho terá bicicletários, alambrado, separando a ciclovia da linha férrea, e iluminação

(Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (23), foi expedida a ordem de serviço para a construção de 10,5 quilômetros de ciclovia ao longo da faixa não operacional da linha férrea. Através da terceira fase do Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC 2), parte da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira será recapeada. O custo total será de R$ 5.273.257,66.

“Um dos pontos desse plano [Municipal de Mobilidade Urbana] é o sistema cicloviário que foi projetado para interligar toda cidade. Um dos pontos mais importante é priorizar os transportes não motorizados e interligá-los com o transporte público local”, explica o engenheiro e autor do projeto, Jorge Guazzi.

Atualmente, está em construção de ciclovias que ligam o Lar dos Meninos ao Jardim Cobral, a que vai do Monte Alto ao Ana Jacinta e a que segue do Jardim Estoril ao Morada do Sol. "Os projetos que contemplam o sistema cicloviário oferecem toda segurança aos ciclistas, já que são separados de automóveis e do passeio público", relata.

Recape

A Construtora Unidas, vencedora de licitação, realizará o recapeamento na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, da rotatória do Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão) até a Avenida Itaro Koyanagui.

Ciclovia

A empresa também fará a ciclovia. O trecho terá bicicletários, alambrado, separando a ciclovia da linha férrea, e iluminação. “Todo esse projeto não confronta em nenhum ponto com a linha férrea, ou seja, se algum dia um trem voltar a circular nada muda”, comenta Gazzi.

O contrato

De acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), José Paulo Amorim, o contrato segue os mesmos moldes de financiamento, já que a Prefeitura entra com contrapartida de R$ 540 mil. “O contrato que tem previsão de pagamento de 250 meses, sendo que 10 desses são direcionados a realização dele e 240 para amortização. São recursos vindos do Fundo de Garantia com a garantia do FPM [Fundo de Participação do Município] da Prefeitura”, expôs.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.