Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Videodocumentário retrata história de 50 anos do Seminário Diocesano

Da Redação

Em 27/05/2016 às 12:22

Capela do Seminário Diocesano, onde são realizadas as missas matinais e os estudos bíblicos

(Foto: Roberto Mancuzo/Cedida)

Nesta sexta-feira (27), será realizado o lançamento do videodocumentário “Eis-me aqui!”, em comemoração aos 50 anos do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente.     O evento será a partir das 19h30, no auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, com entrada gratuita.

Produzido pela Faculdade de Comunicação de Prudente (Facopp), o filme retrata a história vocacional por trás de meio século de existência da unidade religiosa com depoimentos de 25 pessoas, entre sacerdotes, seminaristas, professores, alunos e ex-seminaristas.     

Entre pesquisa e filmagens, o trabalho teve duração de um ano, com locações realizadas em Presidente Prudente, Emilianópolis, Marília, Campinas e Holambra. “Foram realizadas muitas pesquisas nos arquivos do seminário, entre fotografias e textos, além de contatos diversos com pessoas que viveram esse momento importante”, explica a professora da Facopp, Thaisa Bacco.

Ela, junto com o professor Roberto Mancuzo, são os coordenadores do projeto. Completam a equipe ainda as jornalistas Ariane Viana e Thayane di Paula, os alunos de Jornalismo Stephanee Becegato Melo, Fábio Reis, Nellise Pinheiro e Thiago Morelo (assessoria de imprensa) e os editores de imagens Kaíto Lomartine e Carlos Hideki.     

O videodocumentário, além de contar a história da casa de formação, tenta desvincular a tradicional imagem que o local tem para a sociedade, conforme o quarto reitor, Monsenhor Viguel Valdrighi. "Algumas pessoas, quando falamos em estudos participativos da igreja, associam a imagem do Seminário a um mosteiro, com jovens confinados. O filme vai mostrar como realmente funciona o trabalho, que é essencialmente educativo. O Seminário é uma escola, antes de tudo", enfatiza.    

Para o padre Éverton Aparecido da Silva, o Seminário é uma instituição com fortes laços prudentinos. “É uma escola por onde passaram muitos nomes da cidade. Alguns se tornaram padres, outros não, mas mantiveram sempre a educação para cidadania que receberam”.  Este fator, aliás, para o atual reitor Gerisvaldo Viana, é o que diferencia o Seminário. “Uma casa especial, onde os professores são todos voluntários e os alunos aceitam viver uma vida dedicada a Deus”.     

Programação    

O lançamento do videodocumentário representa uma continuidade das comemorações dos 50 anos do Seminário, completados em março deste ano. O filme será exibido no auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, a partir das 19h30.    

Embora a casa de formação tenha contemplado o cinquentenário no dia 19 de março, a comemoração do Jubileu de Ouro acontece entre os dias 26 e 28 de maio. Além da exibição do filme, na quinta-feira (26), tem o lançamento do livro "Seminário: História e Memória", da autoria do Monsenhor Expedito Pereira Cavalcante e do Coronel Amaral da silva, no auditório do Seminário, às 20h.     

E para encerrar as atividades, no sábado (28), às 10h, tem a missa solene pelo Jubileu de Ouro do Seminário diocesano, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. A celebração contará com a presença de padres de toda a Diocese, seminaristas e ex-seminaristas, além da equipe de voluntários e professores da casa de formação.  

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.