Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aprovada criação de área de retenção para motos em Prudente

Medida visa diminuir riscos de acidentes em semáforos da cidade

ROGÉRIO MATIVE

Em 31/05/2016 às 09:20

Área de retenção conta com 2,5 metros a 3 metros e fica entre as faixas de pedestres e de retenção para demais veículos

(Foto: Lucas Silvestre/CET/SP)

Foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto de lei que dispõe sobre a implantação de faixas de retenção e recuo exclusivas para motocicletas nos semáforos de vias arteriais e coletoras, em Presidente Prudente. A medida foi apreciada em primeira e segunda discussões na noite dessa segunda-feira (30).

Segundo o autor da propositura, Ivan Itamar (PT), a ideia é coibir a concorrência perigosa entre carros e motocicletas à espera do sinal verde. "Tendo em vista o aumento explosivo da frota de motociclistas, é necessário que novas políticas sejam adotadas visando não só a melhoria no trânsito do município, mas também a segurança de seus usuários, disciplinando e reduzindo o número de acidentes envolvendo motociclistas", justifica.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), o município tem 36,2 mil motos licenciadas em circulação. A medida aprovada pelos vereadores já foi implantada em cidades como São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo.

Além de diminuir o conflito com automóveis e possíveis colisões, a faixa de retenção busca aumentar o respeito das motos à faixa de travessia e dar maior visibilidade no momento da passagem de pedestres.

"Esta ação evitará que os motociclistas permaneçam entre os veículos, bem como reduzir quase a zero os riscos de acidentes quando da arrancada na abertura do semáforo. Outro ponto não menos importante é a segurança dos motoristas que ficam à mercê de assaltantes, que também se utilizam de motocicletas pela facilidade de deixarem o local do crime", finaliza.

Agora, o projeto segue para o Executivo, que decidirá sobre o sancionamento da lei.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.