Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Seminário sobre sistemas prediais pode ser acompanhado pela internet

Da Redação

Em 08/06/2016 às 07:25

A industrialização dos sistemas prediais será um dos temas debatidos no 12º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais – Qualidade e Inovação, que ocorre nessa quarta-feira (8), das 10h às 18h, no auditório do SindusCon-SP.

A grande novidade deste ano é que os interessados de outras cidades poderão acompanhar o evento online, via streaming. No formato online, os interessados podem acompanhar o evento de seu escritório, casa, ou no auditório da Regional do SindusCon-SP em Presidente Prudente.

O participante acompanhará discussões que irão impactar no seu empreendimento: tecnologias no uso de energias renováveis e uso racional de água, além de projetos de sistemas prediais para o desempenho, produtividade, custos e responsabilidade.

Painel

O painel “Industrialização dos sistemas prediais: a experiência da Gafisa” vai contar com a colaboração do diretor da empresa, José Marmo. Ele vai destacar três obras da Gafisa em que estão sendo desenvolvidos projetos que contemplam conceitos da industrialização.

Ele ressalta que a implantação de novas metodologias ganhou força a partir da necessidade de reduzir o custo e o tempo das obras. Para ele, o momento de turbulência econômica induz as empresas a buscarem soluções. “Essa crise nos obriga a implantar sistemas inovadores. No passado, quando houve aquele boom do setor, era difícil colocar em prática qualquer coisa diferente”, explica.

A empresa, que começou a desenvolver os projetos há dois anos, tem uma obra em fase final e já percebe os ganhos que, segundo Marmo, são bastante significativos. “Ao falarmos em industrialização colocamos menos pessoas nas obras, reduzindo o ativo trabalhista, diminuindo o número de acidentes”, conclui.

Fazendo uma comparação com o sistema tradicional, Marmo afirma que neste não há melhoria contínua, diferente do que ocorre quando são utilizados conceitos e procedimentos do processo de industrialização.

O painel, que será coordenado pelo engenheiro Renato Soffiati, que integra o Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e é diretor da Fortenge Hox Engenharia, terá como debatedor o diretor-executivo da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal), Alberto Fossa. Para ele, a discussão sobre o processo de industrialização nas obras é imprescindível para preparar o mercado brasileiro da construção civil.

“Só conseguiremos ter obras de padrão industrializado quando alcançarmos níveis elevados de competência da mão de obra, por isso o debate é de extrema importância”, avalia Fossa, que lembra também que as discussões servirão para balizar os caminhos a serem percorridos para que a construção civil brasileira atinja o padrão industrializado.

Para mais informações sobre como se inscrever ou duvidas, o interessado pode entrar em contato pelo telefone: (18) 3222-9801.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.