Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Proteção ao idoso poderá ser regulada por municípios, prevê projeto

Agência Senado

Em 20/06/2016 às 10:00

Proposta inclui a proteção ao idoso no rol de matérias de competência concorrente da União e de Estados

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado proposta de emenda à Constituição (PEC 81/2015) do senador Wellington Fagundes (PR-MT), que inclui a proteção ao idoso no rol de matérias de competência concorrente da União, de Estados e do Distrito Federal.

A competência concorrente permite que todos os entes federativos possam legislar sobre determinado tema. Se for aprovada na CCJ, a PEC 81/2015 seguirá para análise do plenário em dois turnos de discussão e votação.

“Objetivamos, com a aprovação desta proposta, e reconhecendo a crescente importância que esse tema merece, que todo e qualquer assunto referente ao idoso possa ser tratado pela União, em âmbito nacional, e pelos estados, residualmente”, explica o senador.

A iniciativa recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), idealizador do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). Ele exaltou o mérito da proposta. “O aumento da população de idosos é um fenômeno global, mas a proteção desse segmento no Brasil ainda está em seus primeiros passos", pontua o relator.

"O Estatuto do Idoso é abrangente, mas precisamos ir além. Devemos recordar que a Constituição federal impõe ao poder estatal o dever de amparar as pessoas idosas. Com o advento de previsão constitucional expressa sobre a matéria, será mais bem delimitado o espaço de atuação da União, dos estados e dos municípios acerca da proteção ao idoso", finaliza Paim.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.