Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Postura correta e descanso rápido contribuem para direção segura

Da Redação

Em 18/08/2016 às 18:18

A rotina de um motorista é uma tarefa que exige atenção e dedicação. Para garantir um deslocamento seguro é necessário que o corpo esteja em boas condições de saúde. Desta forma, a jornada de trabalho não se torna desgastante e não compromete o desempenho do condutor. Para tal, algumas orientações contribuem para um trajeto tranquilo e menos cansativo para os condutores.

A carga horária é um fator que deve ser observado pelos motoristas profissionais. A má postura e a regulagem dos bancos podem causar redução na força e agilidade dos movimentos, cansaço e dores na coluna, principalmente, nas regiões lombar e cervical.

Somando estes fatores, o reflexo também fica mais lento e o risco de ocorrer um acidente aumenta. Para evitar o desgaste é preciso que o condutor adote uma postura adequada ao volante e respeite os limites de seu organismo, realizando paradas para descanso e alongamentos dos braços e pernas. Tomar água e ingerir alimentos saudáveis também são aliados para manter o corpo ativo e saudável.

Dirigir é uma ação executada naturalmente pelos estradeiros que cruzam o Brasil e permanecem mais tempo na estrada do que em suas casas. Mesmo com toda experiência de volante, existem aqueles que não dão muita atenção à maneira correta de sentar, de conduzir o veículo e não percebem o quanto a atitude pode comprometer a saúde e a postura.

Como medida de segurança é importante segurar o volante com as duas mãos, na posição dos ponteiros do relógio marcando “9 horas e 15 minutos”, para que seja possível enxergar o painel, acessar os comandos do veículo, bem como, maior força e agilidade nos movimentos dos braços.

O cinto de segurança deve se ajustar firmemente e passar sobre o peito, nunca sobre o pescoço. O motorista deve se posicionar de modo que possa visualizar adequadamente as informações do painel onde é possível verificar o funcionamento de itens importantes.

É ideal alongar os braços, os ombros e o pescoço ainda dentro do veículo. Ao subir e descer, use os degraus do veículo para apoiar os pés. Além disso, sempre que possível, saia do carro ou do caminhão e “estique” o corpo.

Dirija com os braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões; apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus; ajuste o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos; mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo; evite apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando; use calçados bem fixos aos pés, para que os pedais sejam acionados rapidamente e com segurança.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.