Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Valsa com Bashir encerra especial de cinema asiático em PP

Da Redação

Em 29/08/2016 às 10:00

Desenho retrata o envolvimento do exército israelita na Guerra do Líbano

(Foto: Divulgação)

Um desenho animado com temas de adulto. Esse é o conceito de "Valsa com Bashir", filme exibido na próxima terça-feira (30), como encerramento do especial Cine Ásia, que apresentou a diversidade do cinema produzido no continente asiático durante as terças de agosto no Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Coprodução entre Israel, França, Alemanha, Estados Unidos, Finlândia, Suíça, Bélgica e Austrália, o desenho retrata o envolvimento do exército israelita na Guerra do Líbano a partir das memórias de um veterano. A sessão é gratuita e começa às 19h30, no bosque do Sesc Thermas.

História

Valsa com Bashir foi lançado em 2008, escrito e dirigido por Ari Folman. No formato de documentário animado, o filme retrata as tentativas de Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar as suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila.

Um dos cinco candidatos a melhor filme estrangeiro no Oscar 2009, Valsa com Bashir retrata de forma sensível o envolvimento do Estado de Israel no massacre, resgatando a participação dos pequenos soldados que lutaram.

O trauma gerado pelo massacre ainda é presente no imaginário israelita, e num determinado momento do filme é possível perceber a comparação com os campos de concentração que dizimaram um número enorme de judeus, ciganos e homossexuais.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.