Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pacientes do HR recebem doações da "Lencinho com Carinho"

Da Redação

Em 19/09/2016 às 10:55

Grupo doou lenços e gorros confeccionados pelos próprios voluntários

(Foto: Cedida/AI)

Pacientes em tratamento na Clínica de Oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” receberam o apoio da Comunidade Lencinho com Carinho. O grupo doou lenços e gorros confeccionados pelos próprios voluntários, com o objetivo de elevar a autoestima de mulheres que lutam contra o câncer.

A voluntária Claudia Vilela, idealizadora da ação, explica que a ideia surgiu há dois meses e tomou proporções que ela própria não esperava. Todo o material utilizado para confecção e customização das peças, incluindo tecido, linhas e pedrarias, são arrecadados por doação.

“O que nós queremos não é apenas doar um lenço ou um gorro, mas sim levar carinho para esses pacientes que passam por um tratamento tão duro. Cada peça é bordada com muito capricho e amor, e só doamos quando estiverem em perfeito estado”, diz.

Além de fazer a distribuição das peças, a ideia é desenvolver um trabalho com os próprios pacientes em tratamento. Pelo menos uma vez por semana, Vilela planeja trazer tecidos e acessórios para que sejam bordados durante as sessões de quimioterapia. “Queremos já iniciar essa ideia durante a programação do Outubro Rosa e assim seguir com um trabalho contínuo”. As doações foram acompanhadas pelo diretor administrativo do Hospital Regional, Frei Jacó, e pela supervisora do Centro Integrado de Humanização, Edna Maria Amaro.

A paciente Edna Aparecida dos Santos foi uma das acolhidas pelo grupo enquanto fazia a quimioterapia.  Ela se emocionou ao falar sobre a importância desse gesto voluntário. “Desde que eu perdi o cabelo, eu não conseguia mais me ver no espelho. Aí comecei a usar o lenço e o gorro, e me autoestima aumentou. Isso ajuda a gente a passar por essa fase tão difícil”, relata.

Como ajudar

Conforme Vilela, quem quiser contribuir com o grupo, seja no bordado das peças ou na doação de tecidos, pode entrar em contato diretamente pela página do Lencinhos com Carinho no Facebook: "Facebook.com/lencinhocomcarinho."

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.