Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Palestras e ações de conscientização marcam Setembro Amarelo em PP

Da Redação

Em 22/09/2016 às 09:00

Atividades se encerram neste fim de semana, com apresentações culturais e Caminhada pela Vida

(Foto: Cedida/AI)

O tema “suicídio” ainda é considerado um tabu na sociedade. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se de um assunto extremamente importante e que pode ser considerado uma questão de saúde pública.

Pensando neste cenário, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove o Setembro Amarelo, que visa realizar debates e dar visibilidade ao tema. O Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” e o AME de Presidente Prudente se engajaram na campanha e realizam ao longo deste mês ações de conscientização voltadas aos colaboradores e à comunidade.

A integrante da Associação Prudentina de Psiquiatria (APP), Celeste Baptista, trouxe para os funcionários do HR dados alarmantes sobre o suicídio, em palestra ministrada no anfiteatro da unidade.

Segundo ela, a cada 100 habitantes, pelo menos 17 já pensaram, cinco planejaram e três tentaram suicídio. Deste total, apenas um foi atendido por equipe médica especializada. “A maior parte dos suicídios pode ser evitado, mas para isso precisamos estar atentos, detectar os sinais que as pessoas emitem e encaminhá-los para um acompanhamento adequado”, alerta.

Colaboradores do AME também receberam orientações sobre o tema, mas com a diretora clínica do Hospital Bezerra de Menezes, Michele Salione. As palestras foram elaboradas com base na cartilha criada pela ABP e Conselho Federal de Medicina.

Encerrando a programação do Setembro Amarelo, nessa sexta-feira (23), o grupo de canto "Divina Providência", formado por colaboradores do HR e do AME, se apresentam no XI no Encontro de Psiquiatria, na sede da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente (Casa do Médico), a partir das 19h30. Os pacientes do Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus, de Pirapozinho, também marcam presença no evento com a apresentação de um sarau.

Já no domingo (25), ocorre a Caminhada pela Vida, com o objetivo chamar a atenção da comunidade sobre o assunto, com foco na prevenção. A caminhada começa às 9h, em frente à Casa do Médico. Para participar, basta comparecer ao local do evento com uma camiseta amarela.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.