Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas exibe documentário sobre a história da Vila Brasil

Da Redação

Em 26/09/2016 às 11:00

No documentário, a vila é revelada nas histórias, causos e cotidianos de seus moradores

(Foto: Cedida/AI)

O "Cine Bosque" dessa terça-feira (27) exibe o documentário “Vila Brasil – Muito Além da Linha”, que narra a história de um dos principais bairros periféricos de Presidente Prudente por meio de depoimentos e vivências dos seus próprios moradores. O telão é montado no bosque do Sesc Thermas. O filme começa às 19h30, com entrada gratuita.

Após a exibição, a diretora do documentário, Talita Galindo, participa de um bate-papo com o público sobre o processo de produção do filme, bem como as histórias encontradas e ali descritas.

Bairro popular de formação periférica, foi ocupado, a partir da década de 1950, por famílias trabalhadoras vindas desta e de outras regiões.

No documentário, a vila é revelada nas histórias, causos e cotidianos de seus moradores. Assim, cada um torna-se dono de uma história que não é só a sua própria, mas a de todo um lugar.

“Existe a curiosa história do cemitério, que era ali onde hoje é a rodoviária. Quando foram mudar o cemitério para a Vila Liberdade, dizem que um caminhão pegou toda a terra e jogou na Vila Brasil, com ossada humana e tudo junto!”, descrevem os responsáveis pelo filme em seu blog.

Eles também destacam que “como todo bairro "além-linha", a Vila Brasil sofreu e ainda sofre muito preconceito. Taxistas antigamente tinham medo de descer para essa região. Ninguém queria morar aqui ou comprar um comércio.

O projeto “Vila Brasil – Muito Além da Linha” foi aprovado em 2012 por meio do Edital Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais, do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e os Ministérios de Desenvolvimento Agrária e da Saúde.

O projeto teve o apoio da Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas e Ponto de Cultura Prudente em Cena.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.