Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

TRE realiza auditoria de urnas eletrônicas em paralelo às eleições

Da Redação

Em 27/09/2016 às 18:01

Auditoria começa com o sorteio das urnas eletrônicas, no dia 1º de outubro (sábado), véspera do pleito

(Foto: Arquivo)

Na mesma data em que ocorrem as eleições em todo o Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realiza, em paralelo à votação, auditoria para confirmar a segurança das urnas eletrônicas. A novidade é que o procedimento, também conhecido como votação paralela, terá a sede do órgão como centro dos trabalhos neste ano.

A auditoria começa com o sorteio das urnas eletrônicas, no dia 1º de outubro (sábado), véspera do pleito. A partir das 9 horas, no plenário do Tribunal, serão sorteadas cinco urnas entre as mais de 90 mil seções eleitorais do Estado de São Paulo, sendo um equipamento da capital, dois da Grande São Paulo e outros dois dos demais municípios do interior.

Essas são urnas oficiais que seriam utilizadas no pleito e, portanto, já haviam sido alimentadas com listas de candidatos e de eleitores.

No domingo, dia das eleições, a auditoria tem início às 8 horas, em um salão da própria sede do TRE-SP. Votos contidos em cédulas de papel, preenchidas no sábado por partidos políticos e por jovens escoteiros e bandeirantes de um grupo de São Paulo, serão digitados nas urnas sorteadas por funcionários da Justiça Eleitoral, em ambiente aberto e filmado.

O procedimento tem a mesma duração da votação, e a apuração dos votos tem início às 17 horas. O resultado da votação nas cédulas e nas urnas eletrônicas deve coincidir, a fim de comprovar que não houve adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.