Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Direção segura garante gestação sem riscos na rodovia

Da Redação

Em 27/09/2016 às 18:24

Cinto de segurança bem posicionado e regulagem do volante são algumas recomendações para as futuras mamães

(Foto: Ilustração)

A gravidez é um dos momentos em que a mulher precisa cuidar da segurança e se atentar aos sinais que o corpo envia para manter a própria saúde e a do bebê em dia. Conduzir um veículo e viajar parecem atividades simples, mas devem ser feitas com atenção redobrada para garantir todos os cuidados que mamães e bebês necessitam.

Antes de entrar no carro, a futura mamãe deve checar como esteve sua pressão arterial nos últimos dias, se os pés estão inchados e se teve algum caso de enjoo desde o início da gestação. Esses tipos de cuidados ajudam a prevenir situações de risco, principalmente, nos primeiros meses, quando a pressão tende a oscilar e a afetar os reflexos da mulher.

O cinto de segurança é um item obrigatório para motoristas e passageiros. Para as grávidas existe ainda uma forma correta para posicionar o acessório. O cinto deverá cruzar o peito e sobrepor a região pélvica, abaixo da barriga.

Dessa forma, a mulher consegue proteger a si mesma e o bebê em casos de frenagem repentina. Além disso, a posição do volante também deve ser levada em consideração. O ideal é que o volante fique cerca de 15 cm afastado da barriga, isso sem comprometer o alcance dos pedais e as manobras.

Quando a gestação está mais avançada, os membros do corpo tendem a ficar inchados, principalmente os pés, dificultando o uso de sapatos fechados ou que sustentem os calcanhares, como é indicado por lei. Por isso, recomenda-se que a gestante não dirija nesse estágio, já que calçados abertos ou com tiras podem enroscar nos pedais.

Cuidados extras

Manter uma alimentação leve e saudável é uma das principais dicas para viajar com tranquilidade. Para as mamães e seus bebês, isso é essencial, pois evitará enjoos. Abrir a janela do veículo e se concentrar no horizonte também alivia a sensação.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.