Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto busca conscientizar população sobre uso racional de energia

Da Redação

Em 07/10/2016 às 14:11

Veículo é totalmente equipado com aparelhos que mostram como utilizar a energia elétrica de forma correta

(Foto: Arquivo/AI)

De 10 a 14 deste mês, o Projeto Nossa Energia visitará pela terceira vez Presidente Prudente. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso racional e seguro de energia elétrica.

A ação também vai apresentar os projetos sociais desenvolvidos na comunidade, como palestras de conscientização com os alunos da rede municipal de ensino, troca de lâmpadas e geladeiras para os clientes inscritos no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica.

A iniciativa contará com o suporte do caminhão Nossa Energia. O veículo é totalmente equipado com aparelhos que mostram como utilizar a energia elétrica de forma correta, que comparam o consumo de energia de diferentes tipos de lâmpadas e ainda apresentam como funciona a geração de energia.

Além disso, a unidade móvel é adaptada para receber atividades educativas, como palestras sobre economia e segurança com energia elétrica e também pode se transformar em palco para apresentações sobre consumo consciente de energia.

O engenheiro de eficiência energética e responsável pelo projeto, Thiago Peres, diz que a expectativa é trocar cerca de 3 mil lâmpadas. “Além da troca de lâmpadas, esperamos que cerca de 35 geladeiras também sejam substituídas”, destaca Peres.

“Presidente Prudente é a última parada do projeto em 2016. Além de trocarmos esses equipamentos, a mensagem de conscientização é o foco principal. Queremos que nossos clientes entendam e coloquem em prática o uso correto e seguro da energia elétrica”, finaliza.

A ação ocorrerá na Rua Luiz Mongo, em frente a Praça da Juventude do Ana Jacinta, das 9h às 16h.

Como funciona o projeto

Troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes e de geladeiras: os clientes da Energisa que são inscritos na tarifa social de energia elétrica e ainda bolsa família, bolsa escola, e aposentadoria por invalidez, poderão se inscrever para a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de led, e ainda, concorrer à troca de geladeiras usadas por geladeiras novas e econômicas com o selo A de economia Procel.  

Para participar das trocas de lâmpadas e concorrer a geladeiras, é preciso estar em dia com o cadastro na tarifa social e fazer a inscrição no local. Para a validação do cadastros e inscrição no local, é necessário seguir os seguintes pré-requisitos:
- Estar em dia com a conta de energia (levar última conta paga);
- Apresentar RG, CPF e cartão de benefício social do Governo Federal;
- Ter sua conta de luz cadastrada na Tarifa Social de Baixa Renda;
- Levar lâmpadas incandescentes e fluorescentes até o Caminhão da Energisa.

Ações educativas com as escolas: com o caminhão são realizadas palestras educativas e interativas para estudantes com vídeos, debates e apresentação de estudos com experimentos científicos. O foco é trabalhar a conscientização sobre o uso correto, racional e seguro da energia.

Evento para o público: no último dia de atividades, no município visitado, a Energisa realiza um evento para o público, levando informações à população. As atividades educativas são realizadas no caminhão Nossa Energia que se transforma em um palco interativo. Além disso, os participantes concorrem refrigeradores com Selo Procel de Economia de Energia.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.