Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Roda de conversa reúne pacientes que lutam contra câncer de mama

Da Redação

Em 20/10/2016 às 09:10

Encontro ocorre na Clínica de Oncologia do HR nessa sexta-feira, a partir das 15h

(Foto: Arquivo/AI)

A programação do Outubro Rosa no Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” terá continuidade nessa sexta-feira (21), quando pacientes que estão na luta contra o câncer de mama participarão de uma roda de conversa com mulheres que já superaram a doença e profissionais da oncologia, entre enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. O encontro será realizado na Clínica de Oncologia, às 15h.

De acordo com a enfermeira coordenadora da clínica, Raquel Sanchez Cardoso, 25 mulheres em tratamento foram convidadas para participar da atividade e todas confirmaram presença. O objetivo, segundo ela, é  promover a troca de experiências entre as participantes.

“O contato com mulheres que enfrentaram a mesma doença, foram submetidas ao mesmo tratamento, e hoje estão saudáveis, cheias de vida, é uma oportunidade para que essas novas pacientes aumentem a fé no tratamento e na sua recuperação”, diz.

De acordo com o oncologista do HR, André Genaro, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo mais incidente no mundo, atrás apenas do câncer de pele. O autoexame e o exame clínico das mamas ainda são, segundo ele, as melhores formas de prevenir o surgimento da doença. “Após os 40 anos, toda mulher deve fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano”, ressalta.

No Hospital Regional, foram realizados, de janeiro a setembro deste ano, 4274 exames de mamografia, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que indica um aumento de aproximadamente 3% em relação aos 4165 exames feitos no mesmo período de 2015.

Programação

As atividades alusivas ao Outubro Rosa foram iniciadas no dia 13. Ainda será realizado um mutirão de atendimento a colaboradoras do HR e AME, conduzido pelo mastologista Rafael Sá.

Durante o atendimento, a funcionária vai passar por uma triagem e receberá orientações sobre o autoexame. Se constatada a necessidade de um exame complementar, o próprio médico fará a solicitação ao serviço de Diagnóstico por Imagem.

O cronograma será encerrado no dia 26, dia em que a clínica geral e coordenadora de Extensão da Faculdade de Medicina da Unoeste, Cláudia Alvares Calvo Alessi, ministra palestra no pátio do AME, a partir das 10h, com o tema “O olhar feminino sobre o cuidado na Saúde da Mulher”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.