Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aumentam ocorrências de multas por uso de celular

Da Redação

Em 20/10/2016 às 11:00

Dirigir utilizando dispositivos móveis prejudica a atenção e os reflexos do motorista tanto quanto estar sob efeito de álcool,

(Foto: Arquivo)

Uma das consequências mais nefastas do uso indiscriminado de celulares por motoristas enquanto dirigem é o fato de essa prática irresponsável aumentar em três vezes o risco de acidentes - sendo tão prejudicial quanto dirigir embriagado, por exemplo. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), nos últimos cinco anos a quantidade de multas por uso de celular aumentou 43,29% no Estado.

Entre os anos de 2010 e 2015, as autuações por esse motivo passaram de 80.182 para 114.894. Nos sete primeiros meses deste ano, já foram registradas 63.441 multas por uso de celular ao volante - considerando apenas as infrações registradas em perímetro urbano pela Polícia Militar em nome do Detran.SP. Ou seja, a situação real pode ser ainda mais alarmante.

Segundo o órgão, estudos apontam que dirigir utilizando dispositivos móveis prejudica a atenção e os reflexos do motorista tanto quanto estar sob efeito de álcool, comprometendo seriamente o tempo de reação do condutor.

Uma pesquisa do American Automobile Association Foundation for Traffic Safety aponta que, ao usar o celular, o motorista fica em média quatro segundos sem olhar para a via. Se o carro estiver a 90 km por hora, é o mesmo que percorrer a distância de um campo de futebol sem prestar atenção ao trânsito.

Outro estudo, do Departamento de Segurança Viária nas Rodovias dos Estados Unidos (NHTSA), mostra que distrações ao volante, incluindo o uso de celulares, aumentam em até três vezes o risco de acidente. "O uso de celular comprovadamente diminui a atenção e os reflexos do motorista e, consequentemente, aumenta a possibilidade de acidentes. O trânsito requer atenção máxima", alerta José Antonio Oka, coordenador do Observatório Paulista de Trânsito do Detran.SP.

Celular na mão, risco de colisão

Segundo a legislação federal de trânsito, enquanto o veículo estiver em movimento, o celular somente pode ser utilizado na função GPS e deve estar preso no para-brisa ou no painel dianteiro em suporte apropriado. Qualquer outra atividade só é permitida com o veículo estacionado - o uso é proibido inclusive durante as paradas temporárias em semáforos, chamadas de "interrupção de marcha".

Portanto, enquanto dirige, controle a ansiedade de caçar pokemons, fazer selfies, transmissões no Snapchat, enviar ou ler mensagens ou mesmo falar ao telefone. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que usar o celular ao volante ainda é considerada infração média, punida com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Nova lei endurece punições

A partir de 1º de novembro próximo, no entanto, entra em vigor a lei federal 13.281, que altera parte do CTB e amplia os valores das multas. Por exemplo, dirigir com apenas uma das mãos, infração classificada como média, será considerada gravíssima quando o motorista estiver utilizando o celular, com multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário do motorista.

"Uma multa é o menor dos problemas que uma pessoa pode ter ao usar o celular enquanto dirige. Mais do que um desrespeito à lei, esse é um comportamento que pode causar colisões e mortes. É preciso que os motoristas entendam que, assim como a bebida alcoólica, o telefone móvel não combina com direção. Um trânsito mais seguro depende do engajamento de todos", destaca Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.