Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Gerenciamento de projetos colabora em busca de resultados, diz especialista

Da Redação

Em 26/10/2016 às 12:31

A maioria das pessoas já realizou projetos, pequenos, médios ou grandes, isto é, já teve alguma experiência em gerenciamento de projetos. O conceito de projeto mundialmente definido evoluiu com o crescimento do PMI – Project Management Institute, uma instituição sem fins lucrativos que se transformou na maior referência em melhorar realizações e resultados.

Quando o profissional ou a empresa tem um objetivo a atingir, planejamento e organização são essenciais. Pensar no caminho a adotar, em quais etapas estão por vir e em como lidar com cada uma delas dá mais segurança e amplia as chances de se alcançar a meta. Essa lógica vale para tudo o que tem início com foco em um fim específico.

O gerenciamento de projetos torna os processos mais assertivos e eficientes. Ele consiste no uso adequado de conhecimentos, técnicas e ferramentas. “Há uma crescente necessidade das empresas por melhorar seus projetos, principalmente no que tange a resultados diferenciados”, aponta Augusto Marcio Litholdo, gerente de projetos do Senac Presidente Prudente.

O que é gerenciar um projeto?

Imagine que você precisa produzir um evento, como um almoço especial ou um casamento. Há muitos fatores a considerar e tarefas a cumprir para que tudo saia conforme o planejado. Com o gerenciamento adequado, é possível planejar, executar e monitorar de forma integrada todos os aspectos do projeto, como compras, contratações, custos, prazos, qualidade, possíveis riscos e até expectativas.

Nos negócios, o gerenciamento de projetos é tão estratégico que pode até garantir diferenciais para uma empresa se destacar da concorrência. O conceito se aplica a qualquer área, entre elas tecnologia da informação, desenvolvimento de softwares, construção civil, engenharia, arquitetura, infraestrutura, telecomunicações e produção de eventos.

“Cada vez mais, as organizações precisam de profissionais para gerenciar projetos e possuir um certificado que atesta o domínio das práticas mais recomendadas é pré-requisito”, afirma Augusto.

Qualificação

O Senac de Presidente Prudente está com inscrições abertas para o curso Gerência de Projetos – Preparação para a Certificação PMP, extensão universitária indicada para profissionais que atuam ou desejam atuar como gerentes de projetos em qualquer área profissional. O aluno será preparado para o exame de certificação PMP, incluindo o estudo detalhado do PMBoK (Project Management Body of Knowledge) e suas disciplinas.

Para se matricular, é necessário ser estudante ou egresso do ensino superior e ter conhecimentos básicos de gerenciamento de projetos (controle de custos, gestão de recursos, riscos, mudanças e processos). “O perfil profissional varia conforme a área de atuação, mas algumas características como organização, liderança, resiliência, capacidade analítica, proatividade e perfil integrador são muito importantes”, ressalta o coordenador.

O curso destina-se aos profissionais de diferentes áreas que já fazem uso e dominam as técnicas de gestão de projetos conforme os padrões estabelecidos pelo Project Management Institute (PMI) e que buscam se preparar para a prova de certificação (PMP), credencial oferecida pelo instituto.

Inscrições e informações pelo site: www.sp.senac.br/presidenteprudente; ou diretamente na unidade, que fica na Avenida Manoel Goulart, 2.881. O telefone para contato é o (18) 3344-4400.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.