Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Estado prevê tarifa flexível de pedágio e desconto nas atuais taxas

Da Redação

Em 04/11/2016 às 16:00

O governador Geraldo Alckmin assinou, nesta sexta-feira (4), decreto que regulamenta um novo modelo de concessão às rodovias paulistas. Trata-se de uma concessão gestada com práticas adotadas no mundo e aplicadas pela primeira vez no Brasil.

"Estamos muito otimistas com essa licitação, que será internacional. Teremos um road show [divulgação] na semana que vem em Nova Iorque e, na sequência, outra na Europa. Isso gerará emprego, renda, investimento para São Paulo e Brasil", declarou o governador após evento de assinatura, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O novo modelo de concessão promete beneficiar os usuários. O valor da tarifa do pedágio passará a ser variável, de acordo com horário e movimentação da rodovia, além da redução de 19%, em média, no valor das tarifas de pedágio já existentes; mais desconto de 5% nas tarifas para quem utilizar modo eletrônico de pagamento de pedágio.

Está previsto, também, sistema de wifi ao longo de todo o percurso de pistas concedidas para comunicação online com o motorista. A nova versão das concessões foi elaborada em parceria com International Finance Corporation (IFC) - integrante do Banco Mundial - e de consultorias internacionais.

"Já esperávamos que o Estado de São Paulo seria o primeiro a fazer isso no Brasil, porque ele já entendeu que o mundo mudou e que os investidores internacionais têm interesses no Brasil e o que se deve fazer é ter regras claras para atraí-los", opina Hector Gomez Ang, gerente geral para o Brasil do IFC.

Novo modelo

As inovações contratuais adotadas, a partir de agora, objetivam ampliar e melhorar as condições de financiamento e desenvolvimento da concessão. Para Giovanni Pengue Filho, diretor geral da ARTESP, "esse novo modelo é totalmente diferenciado e muito focado nos financiamentos, atratividade, sem esquecer, é claro, a qualidade de serviço para o usuário".

Ele completa: "dentre as grandes inovações que estamos trazendo estão a transparência nas informações, clareza, os textos estarão em português e inglês, dados como estudo de tráfego, engenharia, socioambientais, enfim, um pacote grande com informações disponíveis para os investidores terem toda clareza".

Uma outra novidade é o Contrato Tripartite a ser assinado entre o Poder Concedente, a Concessionária e o Financiador. Haverá, também, revisões ordinárias dos contratos a cada quatro anos para readequação dos planos de investimentos, dos planos de seguros, garantias e dos indicadores de desempenho.

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