Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mostra de cinema apresenta produções que abordam preconceito racial

Da Redação

Em 07/11/2016 às 09:14

Com mais de 25 mil cliques, o mito da criação do universo é recontado pela técnica stop motion no curta-metragem Òrun Àiye

(Foto: Diane Luz/AI)

A mostra "Cinema Negro" será aberta nessa terça-feira (8) com produções que refletem sobre o preconceito racial e a representatividade do negro na sociedade. O especial temático continua até a última terça de novembro (dia 29), no bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente.

No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Sesc dá início à sua mostra de cinema temática com o curta-metragem "Òrun Àiyé" e o documentário "Procura-se Irenice", ambos exibidos na próxima terça e sucedidos por um bate-papo com Jamile Coelho e Cintia Maria, diretoras de “Òrun Àiye”.

Òrun Àiye

Com mais de 25 mil cliques, o mito da criação do universo é recontado pela técnica stop motion no curta-metragem. A obra traz a trajetória de Oxalá para cumprir sua missão junto a outras divindades, em uma envolvente narração de 12 minutos, carregada de simbolismos da cultura afro-brasileira.

No início da história, a narração é focada na tarefa dada por Olodumaré a Oxalá. Pelos desertos africanos, a criação dos seres humanos, da natureza e de todo o mundo é relatada por diversas lendas tradicionais daquele continente. A ideia da utilização do stop motion é abordar uma temática política de maneira leve, a fim de também atrair o público infantojuvenil.

Procura-se Irenice

Representante do atletismo brasileiro nas Olimpíadas de 1968, no México, a mineira Irenice Maria Rodrigues não se curvou perante ao regime militar, sendo uma das lideranças da greve contra o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O documentário de 25 minutos traz a história da campeã sul-americana dos 800m rasos na década de 1960, que ousou desafiar uma estrutura autoritária, e por isso pagou um alto preço, sendo desligada oficialmente da delegação olímpica por motivo de indisciplina. Era crítica radical da estrutura esportiva brasileira, além de ter sido recordista continental em uma modalidade proibida para mulheres no Brasil.

As exibições têm início às 20h30, com entrada gratuita.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.