Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

UBS realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Diabetes

Da Redação

Em 10/11/2016 às 17:11

Além dos temas, os médicos examinaram os diabéticos, que também contaram com avaliação bucal

(Foto: Secom)

O Dia Mundial da Diabetes é lembrado na segunda-feira (14). Contudo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab, realizou ações alusivas nesta quinta-feira (10). Com a presença de mais de 230 pacientes insulino dependentes e demais presentes, foram promovidas diferentes atividades durante a segunda edição da iniciativa.

“No ano passado tínhamos 189 pessoas, hoje temos 234 pacientes cadastrados no programa. Hoje, além dos pacientes, tivemos a presença de familiares e também de diabéticos que não são insulino dependentes. Ou seja, ele não depende da insulina, mas é diabético. Desse modo, necessidade da atividade física, da alimentação saudável, enfim. Ele necessita da prevenção para que a doença não tenha agravo”, explica Meire Tolose, gerente da UBS da Cohab.

Na ocasião, o ex-atleta Claudinei Quirino promoveu palestra sobre a importância do esporte na prevenção da doença. Já a endocrinologista Carolina Betônico falou sobre o exame de hemoglobina glicada.

"O evento é uma maneira de criar um vínculo afetivo entre o paciente e a unidade, de modo a fazer com que o mesmo conheça todos os profissionais que trabalham ali. Além disso, durante o evento o paciente fica mais desinibido, porque ele não se sente como um paciente, ele se sente como uma pessoa prestigiando um evento”, ressalta.

Meire afirma que é importante que o paciente participe dos grupos e siga as orientações dos profissionais. "Pois é uma maneira de diminuir o índice dos indicadores dos agravos da patologia. Conseguimos dar resolutividade na unidade. Assim o paciente acaba não tendo que ir a uma especialidade maior. Ou seja, se ele se cuida, tem uma boa alimentação, faz a rotina, usa a insulina quando necessária, ele acaba não indo ao hospital, o que faz o risco de morte diminuir”, complementa.

A ação contou ainda com palestras sobre alimentação saudável, equilíbrio emocional, deveres e direitos dos pacientes. Além dos temas, os médicos examinaram os diabéticos, que também contaram com avaliação bucal.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.