Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente tem risco de dengue em situação tolerável

Índices Breteau e Infestação Predial são divulgados pela VEM

Da Redação

Em 11/11/2016 às 16:58

Conforme a VEM, 4.879 imóveis foram visitados no município. Os agentes encontraram 3.889 imóveis fechados

(Foto: Arquivo)

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou, nesta sexta-feira (11), os novos índices Breteau (IB) e Infestação Predial (IIP) realizados em Presidente Prudente. Eles são conhecidos através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira). O primeiro está avaliado em 0,3, enquanto que o segundo em 0,2. No ano passado, no mesmo período, os índices apontavam 3,5 e 2,8, respectivamente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os marcadores deste ano apontam situação tolerável. “O que não garante que podemos ficar em uma situação confortável. As ações não podem parar e os cuidados, por parte dos munícipes, também não”, afirma Elaine Bertacco, educadora de Saúde da VEM. Índices acima de 1 e até 3,9 são considerados como situação de alerta. Já superior a 4, são dados como risco de surto.

Muitos fechados

Conforme a VEM, 4.879 imóveis foram visitados no município. "Além desses, 3.889 que deveriam ser trabalhados estavam fechados e 77 munícipes se recusaram a atender os agentes", fala.

No geral, a cada 100 imóveis, 0,3 contam com recipientes com larvas. Já em relação ao IIP, a cada 100 residências, 0,2 continham larvas.

Por áreas

As áreas 4 e 5 foram classificadas com IB e IIP em 0. Ou seja, não há imóveis e nem recipientes com larvas. A primeira é composta pelos bairros Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Itapuã, Alvorada, Santa Mônica, e outros; e a segunda pelo Bosque, Centro, Maristela, Aviação, Estoril, Paulista, São Judas Tadeu, entre outros.

Já as áreas 1 e 3 foram classificadas com IB e IIP em 0,1. A primeira é compreendida por bairros como Monte Carlo, Prudentino, Mario Amato, Shiraiwa, Vale do Sol, Villa Real, Girassóis, Alto da Boa Vista, Higienópolis, Damhas, entre outros; enquanto que a segunda citada pelo Jardim das Rosas, Central Park, Icaraí, Morumbi, Cinquentenário, Cerejeiras, Bela Daria, Bongiovani, Industrial e Vila Formosa.

Ainda em relação aos índices inferior a 1,0, a área 2 apresentou IB em 0,3 e IIP em 0,1. Esta é compreendida pelos bairros Residencial Green Ville, Funada, Vale Verde, Servantes, Ouro Verde, Jequitibás, Everest, Cohab e outros. A área 7 teve o IB classificado em 0,8 e o IIP em 0,6. Esta é composta por bairros como o Augusto de Paula, Brasil Novo, Francisco Belo Galindo, Jardim Morada do Sol, Vila Operária e Vale das Parreiras.

Embora os índices da área 6 sejam os maiores, eles ainda são considerados como toleráveis: ambos indicam 1,0. Esta área é compreendida por bairros como Maré Mansa, Novo Bongiovani, Maracanã, Eldorado, São Mateus, São Lucas, Vitória Régia, Jardim Iguaçu, entre outros.

Como na maioria das vezes, os recipientes mais encontrados durante a realização do Lira foram: latas, frascos de plástico, vasos e pratos de planta, caída d’água e vaso de planta na água. “Diante dos resultados apresentados e de toda situação encontrada nos imóveis, vamos planejas novas ações”, conclui.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.