Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Inter PP: Catalendas proporciona ação socioeducativa para crianças

Da Redação

Em 14/11/2016 às 09:47

No Ginásio de Esportes da FCT/Unesp, assistidos do Lar Santa Filomena acompanham a contação de histórias

(Foto: Cedida/AI Inter)

Integrar o universo universitário e a sociedade, além de promover ação solidária com crianças e adolescentes. Com esses objetivos, o campus da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) serviu de palco da quarta edição do Projeto Catalendas, um dos eventos socioeducativo do Inter Prudente 2016 – que segue até essa terça-feira (15).

Cerca de 30 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, da Sociedade Civil Beneficente Lar Santa Filomena participaram da ação. “O Catalendas proporcionou uma vivência universitária com o intuito de conhecerem a estrutura o campus da Unesp de Prudente. É aproximar a universidade da comunidade visando a formação de futuros cidadãos”, ressalta Paulo Pasquale, estudante do curso de Estatística e coordenador do Projeto Catalendas no Inter Prudente 2016.

Plantio de árvores, Feira de Ciências e de Profissões, contação de histórias e brincadeiras, como a queimada no Ginásio de Esportes da FCT/Unesp, foram as ações executadas ao longo do projeto. “As crianças e adolescentes plantaram, em um ato simbólico para respeitar a natureza e preservar o meio ambiente, dez mudas e os alunos do curso de Física da Unesp prudentina promoveram o circuito de Ciências. Todos os participantes recebem lanches, almoço, água e kits para leitura”, pontua Pasquale. O projeto contou com o auxílio de acadêmicos de Prudente, Ilha Solteira, Botucatu e Marília.

Segundo o coordenador, a iniciativa socioeducativa estreou no Inter Assis, em 2013. “A segunda edição ocorreu na cidade de Botucatu, em 2014. No ano passado foi realizado em Araraquara. Além disso, o projeto é desenvolvido durante o Inter e é uma parceria da Lieu [Liga Interuniversitária de Esportes Universitários] com as Atléticas, diretórios acadêmicos e as empresas júnior dos campi da Unesp. Essa união é fundamental para o fortalecimento do Catalendas”, enfatiza.

Avaliação positiva

A versão do coordenador do Catalendas no Inter Prudente 2016 é endossada por Isabella Neto Exupério, aluna do curso de Educação Física da Unesp prudentina e representante da Lieu. “A integração com as crianças e adolescentes foi positiva. Tiveram a chance de conhecer a área de preservação ambiental da Unesp e as empresas júnior apresentaram suas atividades na Feira de Ciências. Outro ponto interessante é que participaram de atividades recreativas, pois hoje em dia os pequenos não brincam mais”, observa.

O Projeto Catalendas no Inter Prudente 2016 proporcionou ações socioeducativas aos assistidos do Lar Santa Filomena, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 10 de novembro de 1960 – existe há 56 anos.

A coordenadora geral da instituição, Paula de Goes Rosa, enalteceu a iniciativa dos universitários. “O Lar aprova esse tipo de atividade e de atitude e está sempre disponível para que outras ações como essa ocorram”, disse a dirigente, que acompanhou a vasta programação do projeto. (Com Assessoria de Imprensa)
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.