Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cheerleaders disputam desafio durante Inter Prudente

Da Redação

Em 15/11/2016 às 07:16

Animadores de torcidas, conhecidos como “cheerleaders”, exibiram suas coreografias ousadas no Watal Ishibashi

(Foto: Sérgio Borges/AI Inter Prudente)

Dança, música, acrobacia, elementos de ginástica e alegria. Agora, esses componentes utilizados de forma organizada resultam em apresentação dos líderes de torcida ou também conhecidos pelo seu nome em inglês “cheerleaders”. Tradicional nos Estados Unidos, a atividade integrou a programação do Inter Prudente 2016 – reúne 23 campi da Unesp (Universidade Estadual Paulista). A vivência, que atraiu oito grupos e 146 alunos praticantes, ocorreu nessa segunda-feira (14), no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi.

Com demonstrações ousadas e performáticas, as equipes empolgaram o público presente nas arquibancadas da praça esportiva, localizada no Jardim Aviação. Até um drone registrou o espetáculo. A equipe Pegasus, da Unesp de Prudente, com 42 componentes e comandada pelo técnico Caíque, foi a maior delegação. O grupo anfitrião se apresentou na solenidade de abertura do Inter, realizada sexta-feira (11). Formada por 31 membros, a Axleaders, que representa a Unesp de Assis, registrou o segundo maior grupo.

Explosivas, da Unesp de Botucatu, com 14 integrantes, Psicoliders, da Unesp de São José do Rio Preto, também com 14 componentes, Bodetes, da Unesp de Dracena, teve 13 membros, Minotauras, que é da Unesp de Marília, reuniu 12 participantes, Pomponzetes, da Unesp de Guaratinguetá, e a Texuguetes, da Unesp de Botucatu, ambas atuaram com 10 atletas, foram os outros times envolvidos e que mostraram suas coreografias. A modalidade serviu como exibição. No fim, os praticantes se integraram na quadra.

Fomento esportivo

“A animação de torcida é um esporte pouco conhecido no Brasil. É mais difundido nos Estados Unidos e Canadá. Essa chance serve de estímulo para alavancar a modalidade e até atrair mais praticantes”, ressalta Sungil Ferreira, Sun, 30 anos, integrante do Psicoliders, que representou a Unesp de São José do Rio Preto e é doutorando em Engenharia e Ciência de Alimentos, no campus rio-pretense.

Sun relata que começou a praticar a modalidade em 2008, justamente na Unesp de Rio Preto. “Entre 2013 e 2014, estive em Vancouver, fazendo um intercâmbio. Na UBC [Universidade da Columbia Britânica na sigla em inglês] pratiquei a animação de torcida por causa da minha experiência. Esse aprendizado em solo canadense foi fundamental para fortalecer o esporte na Unesp de Rio Preto, cidade onde resido”, pontua.

O doutorando enalteceu a Comissão Organizadora do Inter Prudente 2016, bem como a Lieu (Liga Interuniversitária de Esportes Universitários), pela oportunidade de mostrar os trabalhos que são desenvolvidos com o “cheerleading” pelos campi da Unesp espalhados pelo Estado de São Paulo. (Com Assessoria de Imprensa)
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.