Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

HR promove atividades alusivas ao Dia Mundial da Prematuridade

Da Redação

Em 16/11/2016 às 16:59

Cerca de 10% dos partos ocorrem de forma prematura, informa OMS

(Foto: Cedida/AI)

Em todo o mundo, 17 de novembro foi escolhido para ser o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais 15 milhões de crianças nascem antes do tempo por ano no mundo, e o Brasil está entre os 10 países com maior incidência desse tipo de ocorrência. Por aqui, ocorrem cerca de 279 mil partos prematuros por ano (antes das 37 semanas de gestação), o que corresponde a quase 10% do total de nascimentos.

Para lembrar a data, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realiza campanha de conscientização para a prematuridade há três anos. Neste ano, a programação será ampliada. De acordo com o pediatra e coordenador da campanha, Murilo Sabbag Moretti, o objetivo da ação é “chamar a atenção da sociedade sobre esse tema e, principalmente, trazer orientações sobre como cuidar de um bebê prematuro para que ele possa crescer saudável”, diz.

As atividades ocorrem de 16 a 18 de novembro e são abertas ao  público. A abertura oficial ocorre na noite do dia 16, a partir das 19h30, com o 2º Simpósio sobre Humanização em UTI Neonatal. O evento é direcionado a profissionais de saúde, mães e demais interessados. Nos dias 16 e 17, das 15h às 22h, profissionais que atuam na UTI Neonatal vão passar por dinâmicas sobre humanização, ministradas por Moretti, pela enfermeira coordenadora do setor, Janete Felipe da Silva, e a fonoaudióloga Mariana Passos Rodrigues.

Na quinta-feira (17), pacientes que estão internadas na Ginecologia e Obstetrícia ou que acompanham bebês em recuperação na UTI, poderão trocar experiências em uma roda de conversa a ser realizada no corredor da clínica, às 10h. Participarão toda a equipe multidisciplinar do setor, composta por pediatra, equipe de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo.

Encerrando a programação, na sexta-feira (18), a área externa da pediatria será palco para uma confraternização com as mães de prematuros que já tiveram alta hospitalar e estão em acompanhamento ambulatorial. A atividade tem início às 15h e contará com um cardápio especial fornecido pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HR.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.