Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Operação prende advogados suspeitos de ligação com PCC

Operação da PC e Ministério Público investiga organização desde 2015

Da Redação

Em 22/11/2016 às 11:04

Nesta terça-feira (22), a Polícia Civil deflagrou a Operação Ethos, que culminou na prisão de 33 suspeitos de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), dos quais 31 advogados. Os trabalhos são coordenados pela Polícia Civil de Presidente Prudente e Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP).

Há um ano, os policiais e promotores investigam a organização criminosa formada por advogados e presos que atua no sistema penitenciário do Estado de São Paulo. Entre os detidos nesta manhã, está o vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), Luiz Carlos dos Santos. Ele é suspeito de ter recebido R$ 130 mil para "desestabilizar a Secretaria da Segurança Pública (SSP) por meio de falsas denúncias aos organismos de proteção dos direitos humanos".

Ele e mais 40 advogados são alvos dos mandados de prisão. Até às 10h30, tinham sido detidos 37 suspeitos, dos quais 31 advogados. Segundo a Polícia Civil, entre os envolvidos, 14 são presos do Sistema Penitenciário Paulista e seriam os líderes de uma célula criminosa denominada "R".

A investigação identificou 55 pessoas, das quais 41 estavam em liberdade e contribuíam para a prática criminosa vinculada à organização, motivo das prisões realizadas. Outras 14 pessoas, componentes da organização são presos que estão no Sistema Penitenciário Paulista, considerados pelos demais, líderes da facção.

Além do Ministério Público e do apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), participam da operação policiais civis da capital paulista, da Grande São Paulo, de São José dos Campos, de Campinas, de Bauru, de Santos, de Sorocaba, de Piracicaba e de Araçatuba.

Na ação desta terça, são empregados 703 policiais civis e membros do Ministério Publico.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.