Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vai comprar carro usado? Siga alguns cuidados necessários

Da Redação

Em 24/11/2016 às 10:22

Para ter garantia sobre a originalidade, antes de concluir a transação comercial, é recomendável submeter o carro ou a moto a uma vistoria

(Foto: Arquivo)

Um alerta para quem está procurando veículos usados. Se você encontrar um carro à venda por um preço bem abaixo do mercado, cuidado. Um novo tipo de golpe que tem feito vítimas em todo Estado de São Paulo são os automóveis roubados com placa fria.

Os criminosos estão clonando a placa e a documentação de outro veículo semelhante com o cadastro regular e depois anunciam o produto, normalmente na internet, por um valor atrativo. O crime está sendo investigado pela polícia, que já prendeu parte da quadrilha e tenta identificar possíveis vítimas.

Para evitar ciladas desse tipo, algumas precauções são necessárias. Para ter garantia sobre a originalidade, antes de concluir a transação comercial, é recomendável submeter o carro ou a moto a uma vistoria de identificação veicular em uma empresa credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Prevista em legislação federal, a vistoria tem o objetivo de verificar a autenticidade da identificação do veículo, como chassi e motor, a legitimidade da propriedade, a existência e o funcionamento dos equipamentos obrigatórios, além da preservação das características originais do veículo ou se houve alguma mudança autorizada pelo órgão de trânsito.

Como o laudo de vistoria tem validade de 60 dias, contados a partir da data da emissão, o documento pode ser utilizado, caso a compra seja efetivada, para o processo de transferência de propriedade do veículo. É importante que o comprador realize a vistoria, pois os criminosos podem fornecer laudos falsos para dar mais credibilidade à transação.

Débitos e restrições

Outra recomendação é verificar se constam débitos e restrições no cadastro do veículo. Para isso, o Detran-SP oferece tanto no portal como no aplicativo "Consultas Detran.SP" o serviço "Pesquisas de débitos e restrições de veículos".

A consulta é gratuita e não há necessidade de cadastro. Basta clicar no nome do serviço e digitar os caracteres da placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), disponíveis no documento anual de licenciamento e no documento de compra e venda.

O sistema informa se existem multas e impostos pendentes (incluindo os valores) ou restrições administrativas, como bloqueios por falta de transferência, por queixa de furto/roubo ou envolvimento em processos judiciais (quando os veículos estão em inventário ou são dados como garantia de pagamento, por exemplo), por sinistro ou por financiamentos não quitados (gravame). Por questões de segurança, os dados do proprietário, como nome e endereço, não são revelados.

É aconselhável ainda levar o veículo a um mecânico de confiança para verificar as condições gerais, como o funcionamento do motor, dos freios e da suspensão.
O preço é outro quesito a ser analisado. Veículos vendidos por valores bem abaixo dos praticados no mercado devem ser analisados com mais atenção.

O comprador pode usar como base a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que apresenta o preço médio cobrado por veículo em âmbito nacional.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.