Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha projeta 5 mil testes de HIV e Sífilis em Prudente

Adolescentes a partir dos 12 anos poderão fazer exame em PP

Da Redação

Em 24/11/2016 às 16:27

Meta da campanha é realizar 5 mil testes, sendo 2,5 mil para HIV e 2,5 mil para Sífilis

(Foto: Arquivo)

Com a meta de realizar 5 mil testes rápidos, o Programa DST/Aids inicia, nesta sexta-feira (25), a 9ª Campanha Fique Sabendo em Presidente Prudente.  A novidade nesta edição é que adolescentes a partir dos 12 anos poderão realizar os exames sem a presença dos pais.

A iniciativa seguirá até dia 1º de dezembro, quando é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Segundo o coordenador do órgão, Jefferson Saviolo, além de testagem em alguns locais da cidade, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estarão empenhadas na intensificação da realização dos testes rápidos de HIV e Sífilis.

Nesta sexta-feira, a equipe realizará testagem no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já no sábado (26), os testes para HIV e Sífilis estarão disponíveis no Calçadão da Maffei. No local, haverá uma tenda na Praça Nove de Julho, das 8h às 11h.

Na segunda-feira (28), os testes serão realizados novamente no AME, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já na terça (29), quarta (30) e quinta-feira (1°), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Móvel do Programa DST/Aids estará estacionado no campus I da Unoeste. O atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A meta da campanha é realizar 5 mil testes, sendo 2,5 mil para HIV e 2,5 mil para Sífilis. A novidade, segundo Saviolo, é que adolescentes a partir dos 12 anos podem realizar o teste rápido, inclusive sem a presença dos pais. “De acordo com o novo Estatuto da Criança e do Adolescente, desde que o adolescente tenha o mínimo conhecimento do que está acontecendo com ele, ele tem o direito de não comunicar aos pais”, informa.

Apesar da meta, o coordenador diz que o principal objetivo é diagnosticar o HIV precocemente. “Isso aumenta muito a qualidade e a perspectiva de vida do paciente, bem como a adesão ao tratamento”, ressalta.

Nos dias em que a equipe do órgão estiver mobilizada na campanha externa, não haverá testagem no Programa DST/Aids. Entretanto, ele garante que na sexta-feira (2), o atendimento no local volta ao normal.

Além disso, as UBSs e ESFs também realizam o exame. O horário de testagem no DST/Aids é das 7h30 às 10h e das 12h30 às 15h. Com exceção das sextas-feiras e vésperas de feriados, quando a testagem é realizada somente no período da manhã.

“No caso de exame positivo em uma sexta-feira, temos meio período ainda para dar toda assistência e acolher o paciente. Suponhamos que um exame dê positivo na sexta, às 15h, o paciente ficará sem assistência no sábado e domingo? Isso não pode acontecer. Pedimos à população que tire o peso da dúvida, realize o teste”, encerra.

Serviço

O Programa DST/Aids fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357. O telefone para mais informações é o 3221-1366.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.