Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dia de Luta contra Aids terá intervenção poética e bate-papo

Da Redação

Em 28/11/2016 às 15:53

Celebrado em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids se torna pauta a cada ano mais importante devido ao alastramento de novas infecções por todo o mundo. Em Presidente Prudente, o Sesc Thermas promove, na próxima semana, duas ações educativas.

Na quinta-feira (1º), o Grupo Sensus, de São Paulo (SP), propõe a intervenção Polvos Poéticos, por meio da qual artistas abordam os frequentadores do Sesc e declamam poemas sobre saúde, prevenção ao HIV/Aids, preconceito e respeito aos portadores. A intervenção acontece às 9h, 16h e 18h30, em vários espaços do Sesc.

Já na sexta-feira (2), psicólogos da Associação Prudentina de Prevenção à Aids conduzirão a roda de conversa "Um Olhar Positivo", oportunidades para a troca de informações e experiências sobre a doença. O bate-papo acontece em dois horários, às 10h e às 15h, na área de convivência.

Sobre a Aids

A Aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV, que mata ou danifica as células do sistema de imunidade do nosso corpo, destruindo progressivamente a capacidade do organismo de combater infecções provocadas por outros vírus, fungos ou bactérias.

É transmitida por meio de relações sexuais sem uso de preservativo, compartilhando agulhas e seringas contaminadas ou de mãe para filho, durante a gestação e amamentação.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma assembleia realizada em outubro de 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Mundial de Luta contra a Aids desde 1988.

A data tem o objetivo de sensibilizar a população para uma ação consciente, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.