Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cinema Negro conta história de queniano que aprendeu a ler aos 84 anos

Da Redação

Em 28/11/2016 às 18:56

Baseado em fatos reais, longa-metragem é exibido no Sesc Thermas gratuitamente

(Foto: Kerry Brown/National Geographic Entertainment)

Nesta terça-feira (29), o especial "Cinema Negro" será encerrado com a exibição de "Uma Lição de Vida", drama coproduzido pelo Quênia, Estados Unidos e Reino Unido que conta a história de Kimani Maruge, o homem mais velho de que se tem notícia a se matricular em uma escola primária.

A sessão é gratuita e tem início às 20h30, no bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente, que exibiu durante o mês filmes com temáticas raciais, abordando orgulho, preconceito e inserção social da população negra.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente e do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, a exibição do filme será sucedida por um bate-papo sobre consciência racial, orgulho, racismo e inserção social da população negra.

Uma Lição de Vida

Em 2009, um queniano foi parar na Casa Branca. Não, não se trata do ex-presidente americano Barack Obama (que também tem ascendência queniana), mas de Kimani N’gan’ga Maruge, um octogenário que lutou para aprender a ler e a escrever em seu país, e sua história, real, o levou a palestrar nos Estados Unidos, inspirando a filmagem de sua vida em Uma Lição de Vida.

Quando o governo do Quênia instituiu um programa de educação gratuita para todos, em 2003, Maruge, ex-combatente de um grupo de revolucionários que lutou contra os ingleses pela independência do Quênia, então com 84 anos, apareceu na porta de uma escola entre dezenas de crianças. Depois de várias recusas e muita insistência, foi aceito e passou a frequentar as aulas. Sua história foi descoberta pela TV e ganhou repercussão mundial.

A pequena cidade onde morava, e sua escola afastada, simbolizam tantas outras, marcadas pela miséria, pela humilhação e pelo preconceito, mas que nem por isso deixam-se perder o orgulho. Podemos vê-lo nos olhos leitores de Maruge.

Próximo mês

Em dezembro, o Cine Bosque apresenta o especial "Cine Férias", com a exibição de animações e filmes de aventura para toda a família. As sessões acontecem nas terças de dezembro: dia 6/12 (Asterix e o Domínio dos Deuses), 13/12 (As Férias do Pequeno Nicolau), 20/12 (Esqueceram de Mim) e 27/12 (Up – Altas Aventuras), sempre às 20h30, com entrada gratuita.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.