Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Energisa realiza simulado de situação de contingência visando chuvas

Da Redação

Em 30/11/2016 às 19:46

Treinamento envolveu mais de 40 colaboradores da empresa na região de Presidente Prudente

(Foto: Cedida/AI)

Às 5h33 da manhã da quarta-feira (30), colaboradores da Energisa na região de Presidente Prudente foram surpreendidos com o chamado emergencial da empresa: “Vendaval entre Santo Anastácio e Álvares Machado provocou o rompimento de diversos cabos de energia na cidade de Álvares Machado". Contudo, tratava-se de uma simulação de situação de contingência.

O exercício que envolveu mais de 40 colaboradores faz parte do "Plano de Contingência para Situações de Emergência ou Calamidade (SEC)". A ação visa preparar toda a equipe para atuar com segurança, de forma organizada e mais efetiva durante temporais.

“No segundo semestre de 2015 e início de 2016, nossa área de concessão foi castigada pelos temporais. Ventos com mais de 90 km por hora e inúmeros raios provocaram a queda de galhos e árvores sobre as redes aéreas de energia, assim como lançamento de objetos, como placas, telhas e outros causando a queda de postes, rompimento de cabos e muitos danos em equipamentos das redes. Ao simularmos situações de emergência como essas, consideramos a preparação, o acionamento e a chegada das equipes, a organização e o tempo de atendimento,  garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência”, explicou Stevon Schettino, gerente de Operação do Sistema da Energisa.

Segundo Stevon, o evento cumpriu o passo a passo previsto no Plano de Contingência. “Iniciamos o simulado de madrugada, às 5h31, com a informação da emergência. Às 5h33, operadores do Centro de Operação Integrado (COI) convocaram as equipes para se apresentarem antecipadamente para atendimento à emergência. Foram acionadas equipes das cidades de Presidente Prudente, Álvares Machado, Presidente Bernardes, Santo Anastácio e Presidente Venceslau, além das equipes de Manutenção, Perdas e Comunicação da empresa”, pontua.

Um dos destaques da atividade foi o efeito surpresa, pois as equipes somente souberam que a emergência era uma simulação ao final da operação. “A troca de informações resultará numa maior sinergia e preparo de todos para as circunstâncias reais. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento aos nossos clientes”, ressaltou Stevon.

Temporada chuvas requer mais atenção

Com a chegada do período de chuvas, todos devem ficar atentos. Ao perceber chuvas fortes acompanhadas de raios, retire todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras que estejam ligados à eletricidade.

Serviço

Em caso de urgência, ligue para 0800 7010 326.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.