Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ação distribui preservativos e realiza testes de saúde na SP-270

Da Redação

Em 01/12/2016 às 16:09

Nesta edição, serão distribuídos preservativos gratuitamente para motoristas e usuários da Raposo Tavares

(Foto: Arquivo)

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado no dia 1º de dezembro. Atualmente, os avanços da medicina e da indústria farmacêutica permitem que os portadores de HIV levem uma vida sob controle em relação a multiplicação do vírus no organismo recuperando as defesas e imunidades. No entanto, apesar da medicação e tratamento oferecido para as pessoas infectadas a prevenção e a conscientização é fundamental.

Desta forma, a concessionária Cart e o Sest Senat de Regente Feijó realiza, nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8h às 12h, a ação “Saúde e Cidadania”. Nesta edição, serão distribuídos preservativos gratuitamente para motoristas e usuários da via.

Além da ação de conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, os condutores também poderão realizar testes rápidos e verificar o índice glicêmico e a pressão arterial.

Números

O número de pessoas infectadas hoje no Brasil, segundo estimativas do Ministério da Saúde, é de aproximadamente 530 mil. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

O HIV - conhecido como vírus da imunodeficiência humana - recebe esse nome porque destrói o sistema imunológico. No entanto, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids, isso porque há pessoas soropositivas que vivem por muitos anos sem apresentar sintomas e desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outros.

Quando a Aids se manifesta no organismo ela enfraquece o sistema de defesa do corpo e favorece o aparecimento de doenças oportunistas. A pessoa fica vulnerável a diversas doenças, como resfriados, infecções e enfermidades mais graves como tuberculose e alguns tipos de cânceres.

Você sabia?

A transmissão do vírus HIV acontece através do contato com o sangue e secreção sexual quando pratica-se sexo sem camisinha; através do compartilhamento de seringas contaminadas e agulhas; quando há infecção da mãe que possui o vírus para o bebê - durante o parto ou na amamentação; transfusão de sangue contaminado com o HIV; instrumentos que furam ou cortam e não estejam corretamente esterilizados.

O uso da camisinha, masculina ou feminina, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids e hepatites virais B e C, além de ser o método contraceptivo mais seguro.

Ter conhecimento do contágio precocemente aumenta a expectativa de vida da pessoa infectada. O teste rápido pode ser feito gratuitamente em uma unidade de saúde através do SUS (Sistema Único de Saúde), em qualquer município brasileiro. Os pacientes que tiverem o resultado positivo devem fazer acompanhamento médico. O tratamento inclui acompanhamento médico periódico e medicamentos antirretrovirais.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.