Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Decoração natalina deve ser feita com segurança

Da Redação

Em 12/12/2016 às 19:42

Residências já começam a receber enfeites especiais que marcam a época

(Foto: Ilustração)

Com a chegada das festas de fim de ano, as residências já começam a receber enfeites especiais que marcam a época. No entanto, é preciso tomar cuidado para evitar que a iluminação e os adereços natalinos não provoquem acidentes, como choques elétricos, curtos-circuitos, incêndios, e também resulte no desperdício de energia elétrica.

"Nesta época do ano, o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente com o uso de ar condicionado, ventilador, etc. A instalação do pisca-pisca também deve ser levada em conta, na hora de verificar o consumo de energia elétrica no mês", destaca Luiz Moreto Vicentin Junior, gerente de Serviços Comercias da Energisa.

Luiz orienta que é possível iluminar as casas com as 'luzes do Natal' de forma consciente. “Em casa, desligue os aparelhos de televisão e outros equipamentos eletroeletrônicos que ficam no stand-by da tomada. Desta forma, não estarão consumindo eletricidade e você pode manter as luzes acesas, sem prejuízo para o bolso e para o meio ambiente", afirma.

Agora, não é só com o aumento da conta que o consumidor deve se preocupar. "É preciso ficar alerta quanto à segurança nas instalações dos luminosos. Os cuidados devem começar na compra do produto, escolhendo cordões de luzes, mangueiras, pisca-piscas com boa procedência e certificados pelo Inmetro", diz.

"Peça para testar o produto sempre. Se for reutilizar produto adquirido em anos anteriores, verifique emendas, fios soltos ou desencapados. Faça a troca de lâmpadas com o equipamento desligado", reforça o gerente.

Na hora da instalação, verifique os pontos internos da casa, a tomada onde o kit natalino ficará instalado deve ficar longe do alcance das crianças. Evite o uso de "T", pois pode sobrecarregar a instalação e ocorrer curtos-circuitos.

Não instale lâmpadas decorativas próximas a ornamentos delicados, como cortinas, por exemplo, pois há risco de incêndios. Nas fachadas das casas, não instale os kits decorativos próximos aos postes ou fios da rede elétrica, pois o risco de acidente é ainda maior.

"E sempre que possível utilize a mão de obra de um profissional qualificado; e a ligação do equipamento na tomada só deve ser feita após a conclusão da montagem", conclui Moreto.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.