Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Minicurso de HQ, charges e cartuns é oferecido de graça em PP

Da Redação

Em 24/01/2017 às 09:13

Charge é uma crítica político-social, por meio da qual o artista expressa graficamente sua visão

(Foto: Arquivo Pessoal/Rafael)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente está com inscrições abertas para o minicurso "Quadrinho, Charge e Cartum: O Desenho Como Ação Política", com início a partir da próxima quinta-feira (26). O ilustrador prudentino Nivaldo Gonçalves comanda a atividade todas as quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, com participação gratuita. As aulas seguirão até fevereiro.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social, por meio da qual o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas, com humor e sátira. Durante o período da ditadura militar no Brasil, a charge política cumpriu um importante papel ao criticar e ridicularizar o regime através da sutileza e ferocidade do humor.

A criatividade de mestres como Ziraldo, Henfil, Jaguar e Millôr Fernandes ia além da natureza lúdica e humorística das charges e dos cartuns que criavam. O minicurso ressalta a importância das charges na imprensa brasileira a partir dos diálogos entre o humor e a crítica, a utilização do desenho como manifestação política e os possíveis desafios para os artistas das novas gerações.

Além de discutir e explorar a relevância política das charges, quadrinhos e cartuns, os alunos aprendem na prática as técnicas utilizadas na produção dos desenhos.

Formado em ilustração pela Ebac (Escola Brasileira de Artes, Ciências e Comunicação), Nivaldo Gonçalves trabalha com arte profissionalmente há 12 anos, e já foi um dos premiados do Mapa Cultural Paulista (2013/2014), na categoria “Desenho de Humor”, com o personagem “Tom Zé”.

Serviço

Inscrições na central de atendimento do Sesc Thermas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.