Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto oferece atendimentos e palestras para 1,2 mil presos do CDP de Caiuá

Da Redação

Em 25/01/2017 às 21:22

Reeducandos participam de palestras, atendimentos de saúde e jurídicos, entre outros

(Foto: Cedida/AI)

Nesta semana, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade voltou a ser realizada nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. O início foi pelo Centro de Detenção Provisória (CDP) “Tácio Aparecido de Santana” de Caiuá.

Com 1.211 presos provisórios aguardando julgamento, o CDP de Caiuá sediará os trabalhos durante toda a semana. Ao todo, serão realizados cerca de 900 atendimentos até a próxima sexta-feira (27).

O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão - caso se tornem sentenciados - e assim, também contribuir para a remissão de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida social quando ganharem a liberdade.

Os trabalhos incluem emissão e atualização dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Na terça-feira (24), houve atendimento jurídico e participação em palestras como: “As atribuições das Centrais de Atenção ao Egresso e a Família (Caef)” com a responsável técnica de Presidente Prudente, Eliane de Oliveira Martinez Sanches; “A Sexualidade e as DTS’s” com a palestrante da Divisão de Saúde de Presidente Venceslau, Ilma Rodrigues Silva e “Manejo de Escorpiões” com o palestrante do Núcleo de Controle de Vetores de Presidente Venceslau, Carlos Henrique  Oliveira de Moraes.

Os presos ainda contam com serviços de atendimento à saúde como aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, bem como, cortes de cabelo, avaliações odontológicas e palestra com o dentista Thalles Mayckon Vieira Araújo sobre Saúde e Higiene Bucal com a distribuição de kits de higiene.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.