Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente entra em “alerta” para infestação de Aedes

Área da zona leste tem maior taxa, segundo novo Índice de Breteau

Da Redação

Em 01/02/2017 às 21:47

O novo Índice de Breteau (IB) coloca Presidente Prudente em alerta sobre uma possível infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgados nesta quarta-feira (1º), o novo IB está em 3,1. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), índice menor que 1 é considerado “tolerável”, de 1 a 3,9 é “situação de alerta”, e superior a 4 é “risco de surto”. A medição define a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti em fase de desenvolvimento.

IPP

Já o Índice de Infestação Predial (IPP), foi medido em 2,4. Este indicador, que é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de endereços pesquisados, reafirma que a cidade está em alerta para a proliferação do mosquito transmissor da dengue

Equipes da VEM vistoriaram 4.899 imóveis na cidade. "Com base nessas informações, será possível traçar ações de combate ao mosquito de acordo com a realidade de cada bairro, uma vez que a Epidemiológica divide o município em sete áreas e em cada uma delas a realidade é diferente. No entanto, em todo o município foram encontrados criadouros do mosquito e que a população deve continuar atenta", diz a coordenadora da VEM, Elaine Bertacco.

"Os recipientes encontrados são basicamente os mesmos, principalmente pratos, vasos, ralos e pneus. Somente se cada cidadão agir e eliminar esses recipientes de suas casas, vamos conseguir reduzir esse índice de infestação para o nível preconizado pela OMS", pontua.

Concentração

A área que apresentou as maiores taxas de infestação foi a de número 4, com Índice de Breteau 7,1 e Índice Predial 5,6. Esta região compreende bairros da zona leste da cidade, como Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica, entre outros.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.