Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

VEM aguarda resultado de exame sobre suspeita de chikungunya

Da Redação

Em 08/02/2017 às 16:58

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) anunciou, nesta quarta-feira (8), o primeiro caso suspeito de febre chikungunya contraído fora de Presidente Prudente. O órgão aguarda o laudo do exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente é morador do bairro Damha 1 e viajou para o Pará recentemente. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e o vírus da zika.

O órgão informa que o paciente chegou a Prudente dentro do período de transmissão de doença no ser humano, que é de 10 dias. “O índice de infestação de mosquitos no município está muito alto, diante disso, já foi feito hoje o bloqueio de vetores no bairro, controle de criadouros, orientações aos moradores e outras providências também podem ser tomadas. O bairro será nebulizado”, adianta a coordenadora da VEM, Elaine Bertacco.

Elaine ressalta a importância de estar atento aos sintomas da doença. “Qualquer alteração no organismo deve ser cuidada quando se chega de locais onde há epidemias. Febre alta de início súbito, dor de cabeça, náuseas, conjuntivite, dores intensas nas articulações, coceira, manchas vermelhas na pele. Tendo esses sintomas, é necessário procurar serviço de saúde com urgência”, avisa.

O órgão alerta ainda que a fêmea do mosquito - que transmite a doença - é encontra dentro das casas em mais de 80%. “Pedimos que os moradores colaborem com os agentes de endemias abrindo janelas e portas no momento da nebulização para que o controle seja efetivo. Em virtude do município encontrar situação de alerta, pedimos à população que vistorie seus quintais e elimine todos os possíveis criadouros”, finaliza.

Atualizada às 19h23

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.