Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pata selvagem faz ninho embaixo de toboágua da Cidade da Criança

Da Redação

Em 11/02/2017 às 16:31

Ninho garantiu a chegada de mais quatro patinhos na Cidade da Criança

(Foto: Cedida/AI)

Os patos selvagens que vivem às margens dos lagos do Parque Ecológico Cidade da Criança, em Presidente Prudente, transitam livremente por todo o complexo turístico. E essa liberdade fez com que uma pata chocasse seus ovos em um local inusitado: o toboágua.

Ninho no toboágua

O ninho foi feito embaixo da rampa verde do toboágua. “Ela não demonstrou nenhum tipo de agressividade, mesmo com a movimentação dos visitantes. Todos os dias eu verificava se os ovos já haviam chocado. Nesta semana, vi os quatro filhotes caminhando próximo a escada de acesso do toboágua”, revela o agente de manutenção Raul Leme, responsável por monitorar o brinquedo.

“A escolha do local para fazer o ninho é muito diferente do habitual, os patos selvagens preferem locais tranquilos”, conta a bióloga Isabela Alves de Lima. O período de incubação dura em torno de 30 dias.

A fêmea põe, em média, 12 ovos por ninhada. “Não removemos a ave ou os ovos do lugar para evitar o estresse do animal. Após o nascimento dos filhotes realizamos o manejo para um local apropriado”, explica a veterinária Lilian González Bonifácio.

Essas aves se alimentam de raízes, sementes, plantas aquáticas e pequenos invertebrados. “Quatro ovos chocaram nesta semana e os patinhos estão aparentemente saudáveis. Eles irão ficar com a mãe em seu habitat natural, o lago do Parque Ecológico”, finaliza a bióloga.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.