Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Instituto desenvolve nova vacina contra febre aftosa

Da Redação

Em 14/02/2017 às 10:05

Produto será usado apenas em casos de emergência sanitária

(Foto: Ciete Silvério/A2img)

O Brasil caminha para a conquista de ser livre da febre aftosa sem vacinação nos próximos anos. Por enquanto, Santa Catarina é o único Estado brasileiro reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da doença, sem vacinação, desde 2007.

Para garantir a manutenção dessa condição, o Instituto Biológico (IB) começou a desenvolver uma vacina para uso emergencial no futuro, possibilitando uma resposta imunológica rápida com o objetivo de conter focos em caso de reintrodução do vírus em áreas livres sem vacinação.

“Nossa meta é ter a vacina em 10 anos. O mecanismo de ação dela é diferente da vacina usada atualmente, pois será aplicada apenas quando houver focos da doença, por isso, precisa de uma ação muito mais rápida para contenção de focos em casos de emergência sanitária”, explica Edviges Maristela Pituco, pesquisadora do IB.

As estratégias foram discutidas por 40 profissionais, sendo nove deles pesquisadores do Instituto Pirbright, do Reino Unido, um do Centro Panamericano de Fiebre Aftosa (Panaftosa).

Após o workshop, os pesquisadores brasileiros e britânicos do Instituto Pirbright finalizaram o projeto bilateral Dissecting the Immune Response of Cattle to FMD Vaccination in the Field, submetido no final de janeiro à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no programa Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC).

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), o Brasil busca ser livre da doença, usando como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.