Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Empresa promete preservar nascentes e recuperar mata ciliar

Da Redação

Em 14/02/2017 às 18:54

Motivo de protestos de moradores, a possível instalação de um Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) no Bairro Timburi, zona rural de Presidente Prudente, foi assunto debatido na sessão ordinária da Câmara Municipal na noite dessa segunda-feira (13). O pedido de apoio aos vereadores é para que o município realize seus estudos de impacto ambiental e de vizinhança, além de considerar o patrimônio histórico do local.

Um dos membros da comissão de moradores, o professor de Geografia Raul Guimarães está preocupado com as nascentes presentes no Timburi.

“Querem instalar um empreendimento deste em um local onde tem as principais nascentes que abastecem a água que a gente bebe, para começar. Segundo, que vão fazer um empreendimento de grande porte, onde se concentra a maior parte da população rural de Presidente Prudente, mais de 50%, e sem essa população ter sido ouvida”, lamentou.

Promete preservar

Em nota ao Portal, a Estre - responsável pela GeoVision - afirma que no Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Eia/Rima) foram considerados "todos os critérios técnicos exigidos pela legislação ambiental e a área se mostrou adequada para o projeto".

A GeoVision já adquiriu uma área no Timburi e solicitou licença prévia para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) visando a instalação do CGR. "O projeto do aterro sanitário e demais unidades do CGR foram elaboradas de forma que não haja interferência nas nascentes e nas suas Áreas de Preservação Permanente [APP]. Pelo contrário, está prevista a recuperação das áreas de APP, nos trechos em que os estudos ambientais identificaram como necessários, e a preservação dos demais", diz a empresa.

A empresa argumenta que o aterro sanitário do CGR Presidente Prudente contará com sistemas de proteção ambiental, tais como a impermeabilização prévia do solo, captação e destinação adequada do chorume, captação e queima dos gases, drenagem de águas pluviais e cobertura diária dos resíduos.

Audiência

No próximo dia 7 de março, será realizada audiência pública para debater novamente o assunto na subseção da OAB de Presidente Prudente. O encontro está marcado para as 17h.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.