Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Empresa quer analisar projeto aprovado sobre resíduos

Câmara-PP obriga audiências públicas para alterar Plano Municipal

Da Redação

Em 22/02/2017 às 09:01

Interessada em instalar um Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) no Bairro Timburi, zona rural de Presidente Prudente, a Geovision - empresa do grupo Estre - quer analisar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal sobre possíveis mudanças no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da cidade.

Entre as medidas tomadas pelo Legislativo está a obrigatoriedade de audiências públicas para debater mudanças no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, estabelecido por meio do Decreto Municipal Nº 23.017/2012.

O PL havia sido protocolado pelo vereador Demerson Dias (PSB) e, com novos estudos e algumas modificações, foi assinado por todos os vereadores. A proposta aprovada trata sobre “Resíduos Sólidos no Município de Presidente Prudente, e fixa critérios para a implantação de aterro sanitário e dá outras providências”. A medida proíbe a instalação de aterros sanitários no território do município de Presidente Prudente, em desacordo com o Decreto Municipal Nº 23.017/2012.

Vai analisar

Em nota, a empresa diz que analisará o projeto para se posicionar sobre o assunto. "De toda forma, destaca que, em relação à legislação ambiental vigente, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente [EIA/RIMA] sobre o CGR traz todas as informações exigidas", justifica.

"Em vez de tratar o lixo como resultado final da cadeia de produção ou consumo, a empresa enxerga o lixo como ponto de partida para uma série de oportunidades", pontua. A Geovison acredita que o empreendimento vai proporcionar "mais qualidade de vida aos moradores do município e da região, uma vez que o lixo terá destinação e tratamento corretos, com preservação do meio ambiente, incluindo nascentes e rios", finaliza a nota.

A construção de um aterro no Timburi provocou protestos de moradores locais e reuniões entre representantes do bairro e vereadores nas últimas semanas. Contudo, a empresa defende que a população aprova a obra.

Fez pesquisa

"Mais de 80% dos entrevistados são favoráveis à instalação do empreendimento e 74% concordam que ele seja construído por uma empresa especializada em gestão de resíduos", diz a Geovision.

Para tal, contratou a Ideia Inteligência para a realização de uma pesquisa de opinião pública na cidade. Foram ouvidas 600 pessoas, com idade a partir de 16 anos, através de entrevistas telefônicas.

Conforme a empresa, 83% dos entrevistados são favoráveis à instalação de um novo aterro; 74,3% concordam que ele seja erguido por uma empresa especializada no segmento; e 67,5% concordam que o novo aterro sanitário seja instalado na área rural de Prudente".

O maior motivo apontado pelos entrevistados (40,7%) para que o novo aterro seja na área rural é a "distância da cidade". Para 19,5%, "ficaria longe das pessoas". E o mau cheiro foi apontado por 15,8% das pessoas abordadas.

"Embora quase 88,8% dos entrevistados tenham dito que se preocupam com a preservação do meio ambiente, metade [50,2%] não sabe que o atual aterro sanitário do município está prestes a encerrar suas atividades por esgotamento de sua capacidade. E mais: 70,2% não têm conhecimento da inexistência de outro aterro na cidade, ou seja, de que não há um local adequado para destinar os resíduos do município", diz a Geovision.

A pesquisa foi realizada em janeiro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.